Tábua, Portugal

Apresentação do município de Tábua: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Tábua

Tábua é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. É um município com 12 071 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 199,79 km². O município é limitado a norte por Carregal do Sal, a este por Oliveira do Hospital, a sul por Arganil, a oeste por Penacova e a noroeste por Santa Comba Dão.

As 11 freguesias do concelho de Tábua são Ázere e Covelo, Candosa, Carapinha, Covas e Vila Nova de Oliveirinha, Espariz e Sinde, Midões, Mouronho, Pinheiro de Coja e Meda de Mouros, Póvoa de Midões, São João da Boa Vista e Tábua.

História do concelho de Tábua

O município de Tábua tem um passado histórico associado à presença de vários povos, como atestam os vestígios de peças de cerâmica e inscrições românicas. Sobre Tábua não existem documentos escritos anteriores ao século XII.

Tábua não obteve foral e as suas terras eram a agregação de diversas povoações, designando Tábua mais um pequeno território do que uma povoação, que compreendia os bairros de Alvarelhos, Fundo de Vila e Silhada. Apesar disso, não há dúvidas de que o território do atual concelho foi domínio da civitas senense. Sabe-se ainda que no século XII Tábua foi honra da família dos “de Cunha” por dádiva da  Infanta D. Tereza, conforme as Inquirições de 1258.

O topónimo da cidade está relacionado com uma antiga ponte feita de tábuas sobre um curso de água existente no território.

Património edificado

Como principal património edificado concelho é possível mencionar:

  • Igreja Matriz de Tábua
  • Pelourinho
  • Igreja Paroquial de Midões
  • Paços do Concelho
  • Capela do Senhor dos Milagres
  • Biblioteca Municipal João Brandão
  • Centro Cultural
  • Casa Setecentista em frente aos Paços do Concelho
  • Casas oitocentistas perto da Capela dos Milagres e na Rua de Trás da Igreja
  • Fontanário
  • Arco da Vila
  • Moinhos de Sevilha

Gastronomia

A gastronomia de Tábua mantém vivos os segredos da confeção tradicional. Como principais produtos locais destacam-se os enchidos (chouriço, morcela de arroz e de sangue, farinheira), o Queijo Serra da Estrela, o medronho e seus derivados e os vinhos. Como principais pratos pode provar caldo verde e sopa de feijão, bacalhau assado com batatas a murro, bucho à moda de Tábua, arroz de fressura, chanfana de cabrito e torresmos cozinhados em vinho. Por fim, na doçaria destaca-se a tigelada à moda da Beira, o doce de abóbora, o arroz doce, o pudim de requeijão, o pão-de-ló, os carolos de Vila Nova de Oliveirinha e o leite-creme.

Brasão da cidade

Brasão de Tábua

O brasão da cidade é um escudo de negro com um ramo de oliveira de verde, folhado de ouro, acompanhado de duas espigas de milho de ouro folhadas de prata, tudo atado de vermelho em ponta. Sobre um contra-chefe, ondado de azul e prata, uma ponte do mesmo metal com cinco arcos. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE TÁBUA a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
199 Visualizações 1 Total
199 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.