Carregal do Sal, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Carregal do Sal

Carregal do Sal é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 9 835 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 116,89 km² e com cinco freguesias. Carregal do Sal é limitado a nordeste por Nelas, a sueste por Oliveira do Hospital e por Tábua, a oeste por Santa Comba Dão, a noroeste por Tondela e a norte por Viseu.

As cinco freguesias do concelho de Carregal do Sal são: Beijós, Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, Oliveira do Conde e Parada.

História

O município foi criado em 1836 após extinção dos concelhos de Currelos e de Oliveira do Conde. Diz a história que Carregal era o nome de um antigo lugar do concelho de Currelos, tendo ficado conhecido por “do Sal” graças às grandes salinas que Francisco Lucas de Melo Pais do Amaral, da Casa de Santar, ali mandou fazer. Francisco Lucas de Melo Pais do Amaral mandou instalar em terrenos que tinha herdado umas grandes salinas que abasteciam toda a região.

Património edificado e natural

No que ao património edificado diz respeito, no concelho de Carregal do Sal destaca-se o Dólmen da Orca ou Lapa da Orca, a Casa da Oliveirinha, o Solar dos Soares de Albergaria, a Casa do Passal, a Igreja Matriz de Oliveira do Conde, o túmulo do Cavaleiro Fernão Gomes de Góis

Graças às suas características, o concelho tem um vasto e diversificado património paisagístico que vale a pena conhecer.

Gastronomia

A gastronomia de Carregal do Sal é marcada pela sua localização na região das Beiras. Assim, neste concelho é possível provar queijos e carnes de elevada qualidade, assim como as maçãs Bravo de Esmolfe e da Beira Alta, que são certificadas pela União Europeia como DOP  e IGP. A complementar esta oferta estão os vinhos DOC Dão.

Brasão da cidade

artigos-bin_imagem_jpeg_0881267001166713059-253

O brasão da cidade é de negro com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de ouro. Em chefe estão duas romãs de ouro folhadas e troncadas do mesmo e abertas de vermelho. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE CARREGAL DO SAL a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
226 Visualizações 1 Total
226 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.