Sátão, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Sátão

Sátão é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região da Beira Alta. É um município com 12 444 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 201,94 km² e com nove freguesias. Sátão é limitado a norte por Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.

As nove freguesias do concelho de Sátão são: Águas Boas e Forles, Avelal, Ferreira de Aves, Mioma, Rio de Moinhos, Romãs, Decermilo e Vila Longa, São Miguel de Vila Boa, Sátão e Silvã de Cima.

História

O primitivo concelho de Sátão é antigo e obteve o seu primeiro foral a 9 de maio de 1111, outorgado pelo Conde D. Henrique e sua mulher, D. Teresa. Deste modo, este foi um dos primeiros forais concedidos em toda a Beira Alta.

Desconhece-se a origem da palavra Sátão, não sabendo ao certo se será latina, arabizada, céltica, romana ou germânica.

Património edificado e natural

Pela sua antiguidade, Sátão é um concelho com um rico património edificado e arqueológico. Em termos de arquitetura militar, destaca-se o Castelo de Ferreira de Aves. Já no que ao património arqueológico diz respeito, a principal referência é a Anta de Cas-Freires. Na arquitetura religiosa é importante destacar a Igreja de Santo André, o Santuário do Convento do Senhor Santo Cristo da Fraga, o Santuário de Nossa Senhora da Esperança e a Igreja do Antigo Convento de Nossa Senhora da Oliva. Por fim, em termos de arquitetura civil destacam-se os Pelourinhos de Castelo, de Casal do Meio, de Douro Calvo, do Ladário e de Silvã de Cima, mas também os antigos Paços do Concelho de Rio de Moinhos, o Solar dos Olivas e o Solar dos Viscondes do Banho.

Em termos de beleza natural, Sátão é atravessado pelas bacias hidrográficas do Vouga, Côja e Paiva, proporcionando paisagens belíssimas.

Gastronomia

Em termos gastronómicos, Sátão é um concelho com produtos de excelência como são o míscaro, os vinhos do Dão, os enchidos, o pão artesanal e a broa de milho ou centeio. Em termos de pratos, pode provar arroz de míscaros, açorda de míscaros, míscaros estufados com carne, míscaros em conserva, feijão vermelho com couves e carne de porco, vitela e cabrito assado no forno de lenha, papas de ralão doces e salgadas. Na doçaria destacam-se os bolos de azeite, biscoitos da Páscoa, filhós, rabanadas, cavacas, arroz-doce, leite-creme, aletria e pão-de-ló.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Lescar (França) a 29 de outubro de 1988
  • Les Ulis (França) a 20 de junho de 2011

Brasão da cidade

brasao-satao

O brasão da cidade é de prata com ramo de seis espigas de trigo, cintadas de ouro e acompanhadas de dois cachos de uvas de púrpura folheados de verde. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com os dizeres CONCELHO DE SÁTÃO a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
264 Visualizações 1 Total
264 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.