Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da vila e município de Lamego
Lamego é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 26 691 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 18 freguesias em 165,42 km². Lamego é limitado a norte por Mesão Frio e Peso da Régua, a leste por Armamar, a sueste por Tarouca, a sudoeste por Castro Daire e a oeste por Resende.
As 18 freguesias do concelho de Lamego são: Avões, Bigorne, Magueija e Pretarouca, Britiande, Cambres, Cepões, Meijinhos e Melcões, Ferreirim, Ferreiros de Avões, Figueira, Lalim, Lamego (Almacave e Sé), Lazarim, Parada do Bispo e Valdigem, Penajoia, Penude, Samodães, Sande, Várzea de Abrunhais e Vila Nova de Souto d’El-Rei.
História
Em tempos remotos a região foi habitada por Lígures e Túrdulos que, na fusão com os Iberos, deram os Lusitanos. Durante a presença romana, a região era habitada pelos Coilarnos, como testemunham achados arqueológicos como aras, estelas, cipos e outros monumentos.
A localização do castelo dá a entender que ali houvesse um castro. As Inquirições Afonsinas citam o Castro de Lameco como sinónimo de uma fortificação medieval. Lamego foi reconquistada definitivamente em 1057 aos mouros por Fernando Magno de Leão. D. Sancho I concedeu-lhe carta de couto em 1191. Ao longo do tempo a cidade foi crescendo em volta da Sé e do Castelo. Em 1290, D. Dinis deu a carta de feira à cidade. D. Manuel outorgou-lhe foral novo em 1514.
Quando aconteceu a instituição dos distritos em 1835, Lamego foi inicialmente prevista como sede de distrito. No entanto, nesse mesmo ano a sede do mesmo foi deslocada para Viseu graças à sua posição mais central.
Em Lamego terão decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde D. Afonso Henriques foi aclamado como Rei de Portugal e onde se estabeleceram as “Regras de Sucessão ao Trono”.
Património edificado e natural
A Sé de Lamego, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e o Castelo de Lamego são os três principais ex-libris da cidade. No entanto, no que se refere ao património religioso, a cidade tem uma riqueza enorme em que se destaca a Basílica de São Pedro de Balsemão, a Igreja das Chagas, a Igreja de Almacave, a Igreja do Desterro, a Igreja de S. Francisco, a Igreja de Nossa Senhora da Esperança, a Igreja do Espírito Santo, a Igreja da Nossa Senhora dos Meninos, a Igreja de Santa Cruz e a Capela de S. Bartolomeu. Além disso, pode ainda visitar a Cisterna Antiga, o Relógio de Sol e vários cruzeiros emblemáticos, como o Cruzeiro do Bom Jesus dos Terramotos e Perseguidos ou o Cruzeiro do Senhor do Bonfim.
Na beleza natural destaca-se a Mata de Nossa Senhora dos Remédios, o Jardim da República, a Mata das Brolhas e o Parque Biológico da Serra das Meadas.
Gastronomia
Lamego tem uma gastronomia típica e variada que reflete as tradições e saberes antigos. O cabrito com batatas assadas, o coelho assado no forno, as trutas de escabeche e os milhos com carne de vinha d’alhos são os pratos principais, sem esquecer os petiscos como as bôlas de presunto, fiambre ou vinha d’alhos, os queijos, enchidos e carnes fumadas. Na doçaria tradicional pode provar peixinhos de chila, doce de ovos, pão-de-ló, pastéis “Lamegos”, Biscoito da Teixeira ou leite creme.
Os vinhos são também outro elemento importante, nomeadamente os brancos e tintos de mesa, o Vinho do Porto e os espumantes naturais.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:
- Ourense, Galiza (Espanha)
- Zamora, Castela e Leão (Espanha)
- Bouchemaine, Maine-et-Loire (França)
Brasão da cidade
O brasão da cidade de Lamego é composto por escudo de vermelho com um castelo de prata aberta e iluminada do campo, acompanhado de duas árvores de verde frutadas de ouro, sobre um terrado de sua cor realçado de verde e negro. Em chefe um escudete de prata com uma cruz de azul acompanhado por um crescente de prata com as pontas voltadas ao centro e por uma estrela de cinco raios de prata. A coroa mural é de cinco torres de prata. O listel é branco com a legenda CIDADE DE LAMEGO a negro.