Tabuaço, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Tabuaço

Tabuaço é um município português localizado no distrito de Viseu,  na região norte e sub-região do Douro. É um município com 6350 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 133,86 km² e com 13 freguesias. Tabuaço é limitado a norte pelo município de Sabrosa, a leste por São João da Pesqueira, a sueste por Sernancelhe, a sudoeste por Moimenta da Beira e a oeste por Armamar.

As 13 freguesias do concelho de Tabuaço são: Adorigo, Arcos, Barcos e Santa Leocádia, Chavães, Desejosa, Granja do Tedo, Longa, Paradela e Granjinha, Pinheiros e Vale de Figueira, Sendim, Tabuaço, Távora e Pereiro e Valença do Douro.  

História

A origem da vila de Tabuaço remontam à antiguidade. De facto, é possível dizer que as raízes da vila remontam a tempos mais antigos do que a nacionalidade portuguesa. Durante a Pré-História, foram vários os povos que aqui se instalaram e desenvolveram a sua atividade, sendo ainda hoje visível a sua presença, nomeadamente em ruínas de abrigos e castros, mas também nos vestígios de peças e objetos de cerâmica preservados até à atualidade.

Património edificado e natural

Tal como mencionado, um pouco por todo o concelho encontram-se vestígios arqueológicos, como por exemplo os povoados fortificados de Longa, Sabroso, Quinta dos Pinheiros, da Senhora do Calfão e de S. Mamede ou o dólmen existente em S. Domingos. Da Pré-História restam-nos ainda o santuário rupestre do Cabeço das Pombas, as pinturas rupestres do Lugar do Calvário, a figura zoomórfica da Pedra do Cavalo e a estátua-menir do Alto da Escrita.

Do período da ocupação romana existem ainda vários vestígios, como o altar de S. João, a via romana de Vale de Vila/Sendim, as necrópoles de Passo Frio e de Sendim, o santuário de Santa Maria do Sabroso e de São Pedro das Águias ou os sarcófagos de  S. Pedro das Águias, de Arcos e da Seara. Na vertente arquitetónica encontram-se monumentos importantes como as Igrejas Românicas de S. Pedro das Águias, de Barcos e de Nossa Senhora do Sabroso. Há também pelourinhos que se destacam, como os de Arcos, Granja do Tedo, Sendim ou Valença do Douro.

Mas a principal riqueza deste concelho é o seu património natural, tendo em conta a sua localização. A paisagem varia entre a serra e o vale, entre o azul das águas e as encostas de vinhas e socalcos, mas também as amendoeiras em flor, que no início da Primavera atraem muitos visitantes.

Gastronomia

A gastronomia de Tabuaço está intimamente associada às tradições locais e às vivências antigas. A criação do porco e do cabrito ou cordeiro potenciaram a sua utilização na gastronomia e, por isso, o cabrito recheado  com arroz de forno ou o cordeiro são os pratos mais apreciados. Além disso, destacam-se as bolas de carne, os peixinhos do rio em molho de escabeche, os enchidos, os doces de castanha e o bolo-rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país. Sendo uma terra com excelentes vinhos e azeites, estes complementam as refeições.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Chiaravalle (Itália) a 26 de agosto de 1999

Brasão da cidade

TBC

O brasão do município é constituído por um escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura folhado e troncado de verde cercado por dois ramos unidos em círculo, um de laranjeira frutado de ouro e outro de oliveira frutado de negro, ambos folhados de verde. Em contra-chefe estão duas faixas ondadas de azul. A coroa mural de quatro torres e de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DE TABUAÇO a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
270 Visualizações 1 Total
270 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.