Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da cidade e município de Tabuaço
Tabuaço é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 6350 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 133,86 km² e com 13 freguesias. Tabuaço é limitado a norte pelo município de Sabrosa, a leste por São João da Pesqueira, a sueste por Sernancelhe, a sudoeste por Moimenta da Beira e a oeste por Armamar.
As 13 freguesias do concelho de Tabuaço são: Adorigo, Arcos, Barcos e Santa Leocádia, Chavães, Desejosa, Granja do Tedo, Longa, Paradela e Granjinha, Pinheiros e Vale de Figueira, Sendim, Tabuaço, Távora e Pereiro e Valença do Douro.
História
A origem da vila de Tabuaço remontam à antiguidade. De facto, é possível dizer que as raízes da vila remontam a tempos mais antigos do que a nacionalidade portuguesa. Durante a Pré-História, foram vários os povos que aqui se instalaram e desenvolveram a sua atividade, sendo ainda hoje visível a sua presença, nomeadamente em ruínas de abrigos e castros, mas também nos vestígios de peças e objetos de cerâmica preservados até à atualidade.
Património edificado e natural
Tal como mencionado, um pouco por todo o concelho encontram-se vestígios arqueológicos, como por exemplo os povoados fortificados de Longa, Sabroso, Quinta dos Pinheiros, da Senhora do Calfão e de S. Mamede ou o dólmen existente em S. Domingos. Da Pré-História restam-nos ainda o santuário rupestre do Cabeço das Pombas, as pinturas rupestres do Lugar do Calvário, a figura zoomórfica da Pedra do Cavalo e a estátua-menir do Alto da Escrita.
Do período da ocupação romana existem ainda vários vestígios, como o altar de S. João, a via romana de Vale de Vila/Sendim, as necrópoles de Passo Frio e de Sendim, o santuário de Santa Maria do Sabroso e de São Pedro das Águias ou os sarcófagos de S. Pedro das Águias, de Arcos e da Seara. Na vertente arquitetónica encontram-se monumentos importantes como as Igrejas Românicas de S. Pedro das Águias, de Barcos e de Nossa Senhora do Sabroso. Há também pelourinhos que se destacam, como os de Arcos, Granja do Tedo, Sendim ou Valença do Douro.
Mas a principal riqueza deste concelho é o seu património natural, tendo em conta a sua localização. A paisagem varia entre a serra e o vale, entre o azul das águas e as encostas de vinhas e socalcos, mas também as amendoeiras em flor, que no início da Primavera atraem muitos visitantes.
Gastronomia
A gastronomia de Tabuaço está intimamente associada às tradições locais e às vivências antigas. A criação do porco e do cabrito ou cordeiro potenciaram a sua utilização na gastronomia e, por isso, o cabrito recheado com arroz de forno ou o cordeiro são os pratos mais apreciados. Além disso, destacam-se as bolas de carne, os peixinhos do rio em molho de escabeche, os enchidos, os doces de castanha e o bolo-rei de Tabuaço, conhecido como o melhor bolo-rei do país. Sendo uma terra com excelentes vinhos e azeites, estes complementam as refeições.
Geminações
Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:
- Chiaravalle (Itália) a 26 de agosto de 1999
Brasão da cidade
O brasão do município é constituído por um escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura folhado e troncado de verde cercado por dois ramos unidos em círculo, um de laranjeira frutado de ouro e outro de oliveira frutado de negro, ambos folhados de verde. Em contra-chefe estão duas faixas ondadas de azul. A coroa mural de quatro torres e de prata e o listel é branco com os dizeres VILA DE TABUAÇO a negro.