Vila Nova de Paiva, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Vila Nova de Paiva

Vila Nova de Paiva é um município português localizado no distrito de Viseu,  na região Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 5 176 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 175,53 km² e com cinco freguesias. Vila Nova de Paiva é limitado a norte e leste pelo município de Moimenta da Beira, a leste e sul por Sátão, a sudoeste por Viseu, a norte por Tarouca e a noroeste por Castro Daire.

As cinco freguesias do concelho de Vila Nova de Paiva são: Pendilhe, Queiriga, Touro, Vila Cova à Coelheira e Vila Nova de Paiva, Alhais e Fráguas.

História

Até 2 de março de 1883 o concelho de Vila Nova de Paiva estava sediado na freguesia de Fráguas, sendo designado dessa forma. Naquela altura a sede foi transferida para a freguesia chamada Barrelas, que foi elevada ao estatuto de vila e renomeada Vila Nova de Paiva. Em 1895 é extinto o concelho de Fráguas, sendo as freguesias anexadas aos concelhos vizinhos.

A 15 de janeiro de 1898 o concelho foi restaurado com os limites atuais, passando a designar-se de Vila Nova de Paiva, sendo na altura dividido em sete freguesias.

Património edificado e natural

Em Vila Nova de Paiva destaca-se o seguinte património edificado, reflexo da história deste concelho: Pelourinhos de Alhais, Vila Cova à Coelheira e de Fráguas, Anta de Pendilhe, também conhecida por Casa da Moira ou Orca de Pendilhe e ainda a Anta da Queiriga.

No entanto, podemos referir que a principal riqueza deste concelho é o património natural. Central à região serrana do Alto Paiva o concelho estende-se por platitudes acima dos 800 metros, atingindo 1016 metros onde  Touro confina à Serra da Nave. Assim é possível encontrar paisagem granítica, ponteada de litologias xistentes.

Gastronomia

A gastronomia tradicional do concelho inclui produtos cinegéticos como o javali e o coelho, utilizados em pratos como o coelho guisado com carqueja. Destacam-se ainda outros pratos como a truta com molho de escabeche, o carneiro ensopado e o cabrito de caldeirada aos defumados de Pendilhe. Na doçaria pode provar papas de relão, pão de ovos e cavacas e caldo de abóbora com leite.

Nesta vertente é ainda importante mencionar dois produtos tradicionais de relevo: mel de Pendilhe e queijo de cabra em Touro.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Orsay (França)

Brasão da cidade

Paiva

O brasão da cidade é um escudo de azul com uma espiga de trigo de ouro acompanhada por duas trutas de prata com manchas de ouro e vermelho no lombo. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA NOVA DE PAIVA a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
243 Visualizações 2 Total
243 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.