Vouzela, Portugal

Apresentação da localidade de Vouzela e do seu município: a sua história, o seu património natural e edificado, a gastronomia, e muito mais…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

 Apresentação da Vila e Município de Vouzela

Vouzela-01Vouzela é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 10564 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 9 freguesias em 193,69 km². Vouzela é limitado a norte por São Pedro do Sul, a leste por Viseu, a sul por Tondela e pela porção secundária de Oliveira de Frades, a sudoeste por Águeda e a noroeste pela porção principal de Oliveira de Frades.

As 9 freguesias do concelho de Vouzela são: Alcofra, Cambra e Carvalhal de Vermilhas, Campia, Fataunços e Figueiredo das Donas, Fornelo do Monte, Queirã, São Miguel do Mato, Ventosa e Vouzela e Paços de Vilhariques.

História

Há teorias sobre a origem de Vouzela que associam o seu nome à junção de Vouga e Zela.

As primeiras referências à povoação remontam à segunda metade do século XI (1083), mas existem vestígios no território bem anteriores, como por exemplo o Castro da Senhora do Castelo, mas também duas sepulturas antropomórficas, que provem que este concelho terá sido habitado durante a Idade Média. Num documento de 1083 é feita referência à existência de um antigo mosteiro, também documentado em 1104 e 1113. As Inquirições de D. Afonso III provam que a Igreja de Nossa Senhora da Assunção é o mosteiro referido nos anos anteriores.

O Foral foi atribuído a Vouzela em 1836. Segundo Amorim Girão (1921) a 13 de maio de 1436 foi instituído por El-Rei D. Duarte, o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Em 1973 foi estabelecida a Comarca de Vouzela com as suas características atuais.

Património edificado e natural

VouzelaNo que se refere ao património edificado e histórico, em Vouzela destacam-se as ruínas do Castelo de Vilharigues, o Pelourinho de Vouzela, a Igreja de São Julião, o Castro em Paços de Vilharigues, a Capela da Casa de Pranzias, a Casa dos Távoras, a Casa Solar da Igreja e o Castro do Cabeço do Couço. O concelho tem ainda uma rede de espaços culturais que inclui o Museu Municipal, um anfiteatro ao ar livre e um cine-teatro.

No entanto, é pelo verde que o concelho se destaca, através da Reserva Botânica de Cambarinho (junto à povoação de Cambarinho), da Mata da Penoita e a Mata da Nossa Senhora do Castelo (a 520 metros de altitude, a apenas três quilómetros do centro).

Gastronomia

A gastronomia de Vouzela é tão diversa quanto rica, incluindo carnes, peixes e doçaria. Para começar tem ao dispor chouriça, morcela e azeitonas, assim como a sopa seca característica de Alcofra. Como prato principal temos o ex-libris gastronómico do concelho, a Vitela de Lafões. Mas pode também escolher rojões de porco, cabrito assado no forno, cozido, papas de milho, arroz de feijão com patanistas de bacalhau, sempre acompanhados por broa de milho e o vinho verde de Lafões. Na doçaria destacam-se os pastéis de Vouzela, os folares, os caladinhos, as raivas, os bolos de gema, os bolos de limão, as cavacas, os beijinhos e as passarinhas.

Brasão da cidade

Vouzela

O brasão de Vouzela é composto por escudo de negro com uma torre torreada de ouro aberto e iluminada de vermelho, sobre um monte de verde realçado de negro cortado por uma faixa ondada de azul orlada de prata. A torre está acompanhada por dois crescentes de prata encimados cada um por uma estrela de cinco pontas do mesmo metal. Em chefe um sol de ouro e uma lua de prata. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com legenda VILA DE VOUZELA a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão S. J. Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
305 Visualizações 1 Total
305 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática