Santa Comba Dão, Portugal

Apresentação da cidade e município de Santa Comba Dão; história da localidade; património natural e edificado; cultura e gastronomia; brasão; geminações…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Santa Comba Dão

Santa Comba Dão é uma cidade e sede de município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região da Beira Alta. É um município com 11 597 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 111,95 km² e com seis freguesias. Santa Comba Dão é limitado a norte por Tondela, a leste por Carregal do Sal, a sueste por Tábua, a sul por Penacova e a oeste por Mortágua.

As seis freguesias do concelho de Santa Comba Dão são: Ovoa e Vimieiro, Pinheiro de Ázere, Santa Comba Dão e Couto do Mosteiro, São Joaninho, São João de Areias e Treixedo e Nagozela.

História

Santa Comba Dão tem origens na época visigótica mas não há dados sobre quando foi fundada e quem foi o seu fundador. Sabe-se que na altura o concelho tinha o nome de Santa Columba, topónimo que terá continuado no domínio árabe e apenas mais tarde, com a Cristianização, passou a Santa Comba.

Estima-se que a origem de Santa Comba Dão remonte, deste modo, ao tempo anterior à Reconquista Cristã, surgindo como primeiros documentos duas cartas de doação datadas de 974 e 975. A 12 de setembro de 1514 D. Manuel I concede a Santa Comba Dão a sua carta de foral e da mesma época são também os forais de São João de Areias, Pinheiro de Ázere, Óvoa e Couto do Mosteiro. Em 1836 foram extintos os concelhos de Óvoa, Couto do Mosteiro e Pinheiro.

Património edificado e natural

Igreja Matriz de Santa Comba DãoEm termos de património edificado, em Santa Comba Dão destaca-se a Igreja Matriz (datada do século XVIII), a Casa dos Arcos, a Casa de Joaquim Alves Mateus, os Pelourinhos de Couto do Mosteiro, de Óvoa, de Pinheiro de Ázere, de São João de Areias, de Treixedo e de Santa Comba Dão, mas também a Capela de Nossa Senhora da Graça, o Cruzeiro da Pedrosa, a ponte sobre a Ribeira das Hortas e a antiga ponte sobre o rio Dão.

Relativamente ao património natural, o principal ex-libris do concelho é o rio que lhe dá o nome, o Dão, bem como toda a paisagem serrana envolvente. É possível conhecer uma boa parte das belezas naturais percorrendo um dos outros ex-libris do concelho e da região: a Ecopista do Dão, uma ciclovia construída sobre uma antiga linha do caminho de ferro há muito desativada, que conecta Viseu, Tondela e Vimeiro ao longo de 48 quilómetros.

Gastronomia

Com uma gastronomia tipicamente beirã, nesta região destacam-se pratos de caça como o coelho e o javali, mas também pratos tradicionais como a chanfana, o arroz de lampreia à moda do Dão, a caldeirada de peixe do rio Dão, o ensopado à pastora, o arroz de cabidela, as broinhas doces, o pudim, o leite-creme e o arroz-doce. Esta riqueza gastronómica é complementada com os vinhos do Dão produzidos na região.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou um Protocolo de Geminação com Namaacha, uma vila localizada a sul de Moçambique, a cerca de 75 km a oeste de Maputo.

Brasão da cidade

Santa Comba Dão - Logo

O brasão da cidade é escuro de azul, sobre o qual estão diversos símbolos alusivos à história e tradições da cidade e do seu município, nomeadamente: dois ramos de oliveira de ouro, frutados de negro, com os pés passados em aspa; uma pomba colocada em posição central, estendida de prata, sancada, bicada e animada de vermelho, entre dois cachos de uvas de ouro, folhados de prata.

Em contra-chefe está uma ponte de prata, lavrada de negro em ângulo com seis arcos desiguais em estilo românico, firmada nos flancos e movente de um pé de burelas ondadas de prata e azul.

A coroa mural é de prata de cinco torres (indicando que a localidade tem o estatuto de cidade) e o listel é branco com os dizeres SANTA COMBA DÃO a negro.

.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
245 Visualizações 1 Total
245 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.