Resende, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Resende

Resende é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Tâmega. É um município com 11 364 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 123,35 km². Resende é limitado a norte por Baião e Mesão Frio, a lestre por Lamego, a sul por Castro Daire e a oeste por Cinfães.

As 11 freguesias do concelho de Resende são: Anreade e São Romão de Aregos, Barrô, Cárquere, Felgueiras e Feirão, Freigil e Miomães, Ovadas e Panchorra, Paus, Resende, São Cipriano, São João da Fontoura e São Martinho de Mouros.

História

Resende tem raízes anteriores à nacionalidade, tendo sido doada por D. Afonso Henriques a D. Egas Moniz em 1130. Durante a Idade Média este território foi uma das honras mais respeitadas do reino.

A origem do topónimo Resende é atribuída a um antigo possuidor visigótico – Redisindus. Tratar-se-á de um genitivo possessivo – Villa Redisindi, ou seja, Vila de Redisindus, que foi evoluindo até Resende.  

Património edificado e natural

Como principal património edificado destaca-se o Castelo de São Martinho de Mouros, o Conjunto Megalítico de Felgueiras, o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, a Igreja de São Martinho de Mouros, a Igreja Matriz de Barrô, a Ponte Antiga de Aregos, a  Mamoa de Mouriz e o Pelourinho de São Martinho de Mouros.

Em termos de património natural é possível conhecer o Monte de São Cristóvão e as Caldas de Aregos.

Gastronomia

Resende é um concelho com uma grande variedade gastronómica que inclui doces, salgados e enchidos. Como pratos principais destaca-se o cabrito e o anho assado. Além disso, é importante mencionar as cavacas e as falachas de Arêgos, sem esquecer a cereja, com grande importância económica e turística para o concelho.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Boavista (Cabo Verde)

Brasão da cidade

RSD

O brasão é composto por escudo de prata com seis faixetas ondadas de azul, carregado de um escudo de prata com uma cruz latina de azul, firmada no chefe, na ponta e nos flancos. O escudo apresenta uma bordadura de azul carregada de quatro estrelas de oito pontas de ouro acantonadas no chefe e na ponta. A coroa mural é de prata e de quatro torres e o listel é branco com os dizeres RESENDE a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
267 Visualizações 1 Total
267 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.