Nelas, Portugal

Apresentação do município de Nelas

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Nelas

Nelas é um município português localizado no distrito de Viseu, na região do Centro e sub-região de Viseu Dão-Lafões. É um município com 14 037  habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em sete freguesias em 125,71 km². O município é limitado a nordeste por Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu.

As sete freguesias do concelho de Nelas são Canas de Senhorim, Carvalhal Redondo e Aguieira, Lapa do Lobo, Nelas, Santar e Moreira, Senhorim e Vilar Seco.

História

O concelho de Nelas designou-se Senhorim até 9 de dezembro de 1852. Nessa altura, por decreto, a sua sede passou do Folhadal para Nelas e foi constituído o concelho com o nome. No entanto, antes disso, a sua história remonta ao período Neolítico ou à Idade da Pedra. Existe arquitetura erigida nesse período, como os monumentos megalíticos da Orca de Pramelas em Canas de Senhorim e do Outeiro do Roque na Lapa do Lobo.

Além do Período Megalítico há também vestígios de outras épocas, como do Período Romano e do Período Medieval (túmulos das Pedras da Forca).

Património

Sendo um território com vestígios de presença humana há vários séculos, mantêm-se alguns vestígios arqueológicos de relevo como a Orca de Pramelas (freguesia de Canas de Senhorim). Além disso, este é um concelho com muitos elementos de arquitetura civil e religiosa que se constituem como locais importantes a visitar. Assim, destaca-se a Casa Henriquina (freguesia de Aguieira), os Pelourinhos da Aguieira, de Canas de Senhorim, do Folhadal e de Vilar Seco, a Igreja da Misericórdia de Santar e a Igreja do Salvador (freguesia de Canas de Senhorim).

Gastronomia

Estando inserida na região do Dão-Lafões, a gastronomia tradicional do concelho tem como pratos principais o pato à moda da Beira, o entrecosto cozido com feijões e grelos e a caldeirada de cabrito. Mas sendo esta uma região rica em pão, destacam-se algumas variedades como o pão de mistura, de centeio e a broa de milho, habitualmente acompanhados pelo Queijo da Serra. Na doçaria pode provar o leite-creme, o arroz doce, o pudim de requeijão ou de pão, as papas de milho e os bolos e pastéis tradicionais.

A complementar a oferta gastronómica estão os vinhos da região do Dão-Lafões, classificados e certificados pela sua qualidade.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Vila de Manhiça (Moçambique) a 11 de setembro de 2000

Brasão da cidade

Brasão de Nelas

O brasão da cidade é um escudo de prata com uma faixa ao centro, de negro, carregada de três espigas de milho, de prata e folhadas do mesmo. No chefe estão dois cachos de uvas de púrpura e folhados de verde e no contra-chefe um cacho igual. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE NELAS  a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
226 Visualizações 1 Total
226 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.