Oliveira do Hospital, Portugal

Apresentação do município de Oliveira do Hospital

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um município português localizado no distrito de Coimbra, na região do Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte. É um município com 20 855  habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 234,52 km². O município é limitado a norte por Nelas, a leste por Seia, a sul por Arganil, a oeste por Tábua e a noroeste por Carregal do Sal.

As 16 freguesias do concelho de Oliveira do Hospital são Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Bobadela, Ervedal e Vila Franca da Beira, Lagares da Beira, Lagos da Beira e Lajeosa, Lourosa, Meruge, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital e São Paio de Gramaços, Penalva de Alva e São Sebastião da Feira, São Gião, Seixo da Beira e Aldeia Formosa e Travanca de Lagos.

História do concelho de Oliveira do Hospital

A zona onde atualmente se localiza Oliveira do Hospital foi habitada desde a pré-história, sendo vários os vestígios megalíticos existentes, nomeadamente nas freguesias de Bobadela, Ervedal da Beira e Seixo da Beira. Além disso, verifica-se também que na freguesia de Bobadela os romanos construíram um anfiteatro, comprovando-se deste modo que o império colonizou a zona. Da passagem dos árabes resta também uma igreja moçárabe na freguesia de Lourosa.

A Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta teve importante influência no concelho, razão pela qual o brasão ostenta a cruz da Ordem de Malta em chefe.

Património

O património do concelho de Oliveira do Hospital tem como principais elementos de património:

  • Santuário de Nossa Senhora das Preces
  • Castelo de Avô
  • Pelourinho de Bobadela
  • Igreja de São Pedro de Lourosa
  • Pelourinho de Lourosa
  • Pelourinho de Nogueira do Cravo
  • Casa do Penedo
  • Capela dos Ferreiros
  • Pelourinho de Oliveira do Hospital
  • Pelourinho de Penalva de Alva
  • Igreja Paroquial de São Gião
  • Pelourinho de Seixo da Beira
  • Convento do Desagravo do Santíssimo Sacramento

Gastronomia

A gastronomia local sofre as influências da localização do concelho na zona circundante da Serra da Estrela. Por isso, os pratos são confecionados a partir dos produtos típicos da região, como enchidos, presuntos, broa de milho e bolas de chouriço. Assim, destacam-se o cabrito assado, o cozido à portuguesa, os torresmos da Beira, a feijoada beirã, o arroz de míscaros, a carne de vinha-de-alhos, o bacalhau assado na brasa com batatas a murro, as migas ripadas ou de alho, os carolos, as papas laberça e as papas de mogango. Na doçaria podemos destacar o arroz doce, a tigelada fina e a tigelada grossa, as filhoses, o requeijão, o doce de abóbora, o queijo fresco e o queijo Serra da Estrela, a marmelada, as queijadas O Cavaleiro d’Oliveira e os pastéis de Sant’Ana.

Por fim, este concelho tem vinhos de elevada qualidade, dado que se insere na Região Demarcada do Dão.

Brasão da cidade

Brasão de Oliveira do Hospital

O brasão da cidade é um escudo de ouro, dois ramos de oliveira de verde, floridos de prata, com os pés passados em aspa e atados de vermelho, acompanhados em chefe por um escudete de vermelho, carregado de uma cruz da Ordem de Malta e por dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde. Em contra-chefe está um pé ondado de azul e prata de três tiras. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda OLIVEIRA DO HOSPITAL a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
213 Visualizações 1 Total
213 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.