Serra do Açor, Portugal

Apresentação da Serra do Açor

A Serra do Açor é uma serra portuguesa, predominantemente xistosa, pertencente ao chamado maciço antigo. Está localizada na região centro de Portugal, entre as serras da Estrela e da Lousã, e abrange vários concelhos, entre os quais Oliveira do Hospital, Arganil, Pampilhosa da Serra, Góis e Tábua. A serra mede cerca de 33 km de comprimento por 12 km de largura e o seu ponto mais alto está localizado no Alto do Colcurinho, a 1349 metros de altitude.

As vastas formações de carvalhal, castanheiros, loureiros, medronheiros, azereiros e urzais, a abundante fauna selvagem, e a riqueza paisagística em geral, onde se incluem as várias ribeiras com as suas belíssimas quedas de água, fazem da serra do Açor um território único em Portugal, levando a que tivesse sido classificado como paisagem protegida em 1982, através do decreto-lei n.º 67/82 de 3 de Março. Merecedor de destaque é também a beleza das aldeias que pontilham a serra, entre as quais as aldeias do Piódão, de Benfeita ou de Foz d’Égua.

916 Visualizações 1 Total
916 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.