Lousã, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Lousã

Lousã é um município português localizado no distrito de Coimbra na região e sub-região da Beira Litoral. É um município com 17 604 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 138,40 km².

O município é limitado a norte por Vila Nova de Poiares, a nordeste por Arganil, a leste por Góis, a sudeste por Castanheira de Pêra, a sul por Figueiró dos Vinhos e a oeste por Miranda do Corvo.

As quatro freguesias do concelho de Lousã são Foz de Arouce e Casal de Ermio, Gândaras, Lousã e Vilarinho e Serpins.

História do concelho de Lousã

Desde o Paleolítico Inferior que é possível perceber a presença humana na Lousã. Os vários vestígios, artefactos e sítios  arqueológicos encontrados ao longo dos anos permitem perceber a importância deste território. Do período romano foram descobertos restos funerários, utensílios de vidro e metal, moedas, mas também vestígios das comunicações terrestres romanas. Além disso, sabe-se que na zona do vale do rio Ceira e na Serra da Lousã existiram explorações mineiras de metais, como ouro.

Após a conquista da cidade de Coimbra pelo Reino de Leão em 1064 procedeu-se à repovoação do território. O alcaide Sesnando Davides foi o impulsionador da fortificação e reconstrução das edificações neste concelho, entre elas o Castelo da Lousã, também conhecido por Castelo de Arouce.

Em 1151 D. Afonso Henriques concedeu a carta de foral e em 1513 uma nova carta de foral foi atribuída por D. Manuel I.

Património natural e edificado

O concelho da Lousã tem um belíssimo património natural que inclui a Serra da Lousã, várias Aldeias de Xisto e as piscinas naturais da Lousã.

Além disso, esta beleza natural é complementada pelo património edificado, que inclui:

  • Castelo da Lousã
  • Pelourinho da Lousã
  • Palácio dos Salazares
  • Capela da Misericórdia da Lousã
  • Casa do Comendador Montenegro
  • Fábrica de Papel do Boque
  • Pelourinho de Serpins
  • Casa do Arco
  • Igreja Paroquial de Vilarinho
  • Capela de Santa Rita
  • Capela do Reguengo

Gastronomia

Na gastronomia local destacam-se pratos como o cabrito assado, o maranho, a chanfana, as tibornas e o pão, o bacalhau e o plangaio. Na doçaria pode provar as tigeladas e as papas de carolo.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Prades (França)

Brasão da cidade

Brasão da Lousã

O brasão da cidade é um escudo de negro com uma banda ondada de prata e de azul, acompanhada por um rodízio de ouro com oito pás do mesmo metal e por um molho de espigas de trigo de ouro atado de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DA LOUSÃ a negro.

Municípios do Distrito de Coimbra

Arganil Cantanhede Coimbra Condeixa-a-Nova Figueira da Foz
Góis Lousã Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho
Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure
Tábua Vila Nova de Poiares
58 Visualizações 2 Total
58 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.