Parque Biológico da Serra da Lousã

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

O Parque Biológico da Serra da Lousã é um espaço único que privilegia a fauna e a flora autóctone e de agro-pastorícia tradicional portuguesa localizado na encosta da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. Num ambiente protegido e mais próximo do seu habitat natural, são mais de 300 animais divididos em mais de 60 espécies representativas das raças portuguesas, sejam domésticas ou selvagens.  

História do Parque Biológico da Serra da Lousã

O projeto deste parque resulta de uma parceria entre a Fundação ADFP e o município de Miranda do Corvo. Correspondia a uma proposta multifacetada na oferta turística associando a educação ambiental ao enaltecimento de valores e tradições culturais da região. O parque abriu as suas portas em 2009 e já recebeu mais de 240 mil visitantes.

Lince ibérico

Lince ibérico

Características do parque

O Parque Biológico da Serra da Lousã tem 12 hectares, sendo sete de área florestal e cinco de área agrícola e social. Dos 12 hectares apenas cinco são visitáveis ao público.

A sua estrutura integra um Centro de Informação/Bilheteira, Parque de Vida Selvagem, Quinta Pedagógica, Labirinto de Árvores de Fruto (único no mundo), Roseiral, Centro Hípico, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com Loja de Artesanato, Museu de Tanoaria e Restaurante Museu da Chanfana.

No Parque de Vida Selvagem é possível observar espécies como o lobo ibérico, o urso pardo, o lince, o javali, alguns cervídeos, aves de rapina, a tartaruga da Flórida, o dragão barbudo, a lama, a gineta, o muflão, o sacarrabo, o veado, entre outros. Na Quinta Pedagógica conhecem-se, observam-se e discutem-se as diferenças entre as várias espécies e raças autóctones da agro-pastorícia, como bovinos, ovinos, suínos, equinos ou galináceos.

Prémios

  • Prémio Nacional European Enterprise Awards, atribuído pelo IAPMEI/Ministério das Finanças, em 2007;
  • 1º Prémio António Sérgio, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social;
  • 1º Prémio Hospital do Futuro e 1º Prémio de Empreendedorismo Social “Damião de Góis”, atribuído pela Embaixada do Reino dos Países Baixos;
  • Prémio Acessibilidade Integrada ao conjunto Parque Biológico da Serra da Lousã e Ecomuseu Espaço da Mente, pela Associação Acesso Cultura;
  • Representou Portugal no Prémio Internacional da UNESCO Madanjee Sinngh para a promoção da tolerância e não violência.
154 Visualizações 1 Total
154 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.