São Pedro do Sul, Portugal

São Pedro do Sul é um município português localizado no distrito de Viseu, na região centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 16 851 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 14 freguesias em 348,68 km². São Pedro do Sul é limitado a nordeste por Castro Daire, a sueste por Viseu, a sul por Vouzela, a sul e a oeste por Oliveira de Frades, a oeste por Vale de Cambra e a noroeste por Arouca.

As 14 freguesias do concelho de São Pedro do Sul são: Bordonhos, Carvalhais e Candal, Figueiredo de Alva, Manhouce, Pindelo dos Milagres, Pinho, Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões, São Félix, São Martinho das Moitas e Covas do Rio, São Pedro do Sul, Várzea e Baiões, Serrazes, Sul, Valadares e Vila Maior.

A cidade é conhecida por “Capital do Termalismo”.

História

O concelho de São Pedro do Sul foi criado em 1836 por divisão do antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com Vouzela, sendo ainda hoje esta região conhecida por Lafões. D. Afonso Ermiques do Amaral, nascido em 1245, foi senhor desta localidade nas terras do souto de Lourosa e da Quinta do Amaral, como ficou provado nas Inquirições de D. Afonso III.

O desenvolvimento e história de São Pedro do Sul está intimamente ligado à história das Termas de S. Pedro do Sul, a maior e mais desenvolvida estância termal da Península Ibérica, localizada a poucos minutos da cidade. As águas que brotam destas termas foram e ainda são um dos motores do desenvolvimento local desde que começaram a ser exploradas no período do domínio romano. Por aqui passaram vários reis portugueses, como D. Afonso Henriques, D. Manuel I e a rainha D. Amélia de Orleães.

São Pedro do Sul foi elevada a cidade a 12 de junho de 2009.

Património edificado e natural

O concelho de São Pedro do Sul tem um importante património que vale a pena visitar. Classificados como Monumentos Nacionais temos o Castro da Nossa Senhora da Guia e Capela e Adro da Nossa Senhora da Guia e as Piscinas Romanas de D. Afonso Henriques; como Imóveis de Interesse Público destacam-se o Castro da Cárcoda, o Castro do Banho ou Castro de Beirós, a Pedra Escrita de Serrazes, o Convento dos Franciscanos, o Palácio do Marquês de Reriz, a Ponte de Manhouce e a Ponte da Barreira sobre a Ribeira de Vessa; por fim, como Monumento de Interesse Público existe o Convento de São Cristóvão de Lafões.

No que se refere ao património natural, este é um concelho único. Com três serras no seu território – Arada, Gralheira e S. Macário – aqui os vales verdejantes contrastam com paisagens agrestes e despidas pautadas por quedas de água e rios como o Vouga, o Sul ou o Paiva.

A principal mais-valia turística do concelho são as Termas de S. Pedro do Sul, que atraem anualmente milhares de pessoas que usufruem das suas qualidades únicas no tratamento de várias condições.

Gastronomia

A gastronomia de São Pedro do Sul é marcada pela região onde este concelho se insere, a região de Lafões. Aqui, a vitela assada é o prato mais famoso, dada a qualidade da Vitela de Lafões. Além disso, destaca-se o Cabrito à Lafões (cabrito assado em forno de lenha), os Rojões à moda de S. Pedro, o Arroz de Vinha d’Alhos, o Arroz de Carqueja, o Bacalhau com Broa e a Sopa de Feijão com Couve Lafonense. Sendo uma terra de enchidos, estes também estão presentes nas mesas locais. Na doçaria pode provar o Pão-de-Ló de Sul, o folar da zona, os Caladinhos e os Vouguinhas.

Brasão da cidade

Spedrosul

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um contra-chefe de negro, formando um momento levemente agudo no centro, repuxando água azul realçada de prata que espalha vaporização de prata realçada de azul, acompanhada de quatro torres, duas de cada lado, vermelhas, abertas e iluminadas de ouro. No contra-chefe está uma faixa ondeada de prata e de azul, representando dois rios que se unem e partem juntos para o pé do escudo. A coroa é mural e tem quatro torres de prata e o listel é branco com as palavras VILA DE S. PEDRO DO SUL a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
216 Visualizações 1 Total
216 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.