Moimenta da Beira, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Moimenta da Beira

Moimenta da Beira é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte e sub-região do Douro. É um município com 10 212 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 219,97 km². Moimenta da Beira é limitado a nordeste pelo município de Tabuaço, a sueste por Sernancelhe, a sul por Sátão, a sudoeste por Vila Nova de Paiva, a oeste por Castro Daire, a noroeste por Tarouca e a norte por Armamar.

As 16 freguesias do concelho de Moimenta da Beira são: Alvite, Arcozelos, Baldos, Cabaços, Caria, Castelo, Leomil, Moimenta da Beira, Paradinha e Nagosa, Passô, Pêra Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz, Peva e Segões, Rua, Sarzedo, Sever e Vilar.

História

A história do município de Moimenta da Beira é relativamente recente, apesar de as origens do território que constitui o atual concelho remontarem a épocas antigas. De facto, existem vestígios dispersos, como o dólmen no planalto da Nave, o castro de Caria, o castro lusitano-romano de Sanfins, em Paçô, e os restos do castro amuralhado de Peravelha.

No final do século X Almançor e os seus exércitos destruíram a povoação e o Castelo de Caria. No século XI, quando Egas Moniz povoou estes lugares, fixou em Moimenta alguns colonos, a partir dos quais nasceu um pequeno povo, vila ou aldeia e “moimenta”, que passou a ser Moimenta.

O território pertenceu ao concelho de Caria, ao qual pertenciam também a Aldeia Nacomba, Toitam e Arcozelos. No século XV Moimenta saiu de Caria e, com os povoados de Paradinha, Cabaços e Baldos, formou a freguesia de S. João Batista de Moimenta. Em 1896 foram definidos os atuais contornos geográficas do concelho de Moimenta da Beira.

Património edificado e natural

O património edificado do concelho de Moimenta da Beira inclui o Pelourinho de Castelo, o Pelourinho de Leomil, o antigo Convento Beneditino de Nossa Senhora da Conceição, o Solar das Guedes, o Pelourinho de Passô, a Casa de Aquilino Ribeiro, o Pelourinho de Rua, a Igreja de São Pelágio, o Solar do Sarzedo e o Pelourinho de Sever.

Já no que à vertente natural diz respeito, Moimenta da Beira inclui duas zonas balneares que fazem as delícias de quem visita este concelho, tanto no inverno como no verão, nomeadamente a Zona Balnear da Barragem de Vilar e a Zona Balnear de Segões.

Gastronomia

Localizado na Beira Alta este concelho inclui produtos da terra que são aproveitados da melhor forma para criar uma gastronomia rica. Deste modo, destaca-se a feitura do pão, os enchidos e queijos, mas também o cabrito assado e a truta recheada. Estes pratos são acompanhados pelo vinho típico das Terras do Demo. Por fim, na doçaria, encontramos arroz doce na cesta ou maçã assada.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • S. Filipe (Cabo Verde) a 10 de outubro de 2000

Brasão da cidade

MBR_1_980_2500

O brasão da cidade é composto por escudo de prata com uma banda ondada de azul, acompanhadas por dois molhos de espigas de milho de ouro, folhadas de verde e atadas de vermelho. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE MOIMENTA DA BEIRA a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
262 Visualizações 1 Total
262 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.