Castro Daire, Portugal

Castro Daire é um município português localizado no distrito de Viseu, na região norte. É um município com 15 339 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 370,04 km². Castro Daire é limitado a norte por Cinfães, Resende, Lamego e Tarouca, a leste por Vila Nova de Paiva, a sul por Viseu, a sudoeste por São Pedro do Sul e a oeste por Arouca.

As 16 freguesias do concelho de Castro Daire são: Almofala, Cabril, Castro Daire, Cujó, Gosende, Mamouros, Alva e Ribolhos, Mezio e Moura Morta, Mões, Moledo, Monteiras, Parada de Ester e Ester, Pepim, Picão e Ermida, Pinheiro, Reriz e Gafanhão e São Joaninho.

História

A história de Castro Daire está associada ao início da nacionalidade portuguesa, apesar de se saber que, antes disso, o território era densamente povoado no período do Neolítico.

O território atual do concelho de Castro Daire era dominado por um extenso julgado, conhecido por Julgado da Terra de Moção. Este julgado estava dividido em duas metades: a ocidental (que era património real e onde se pagavam a eirada, a jugada e outros impostos que sobrecarregavam a população) e a oriental (que pertenceu a Egas Moniz, amo de Afonso Henriques). De facto, a Egas Moniz pertenceu grande parte do atual concelho de Castro Daire, uma vez que na sua posse teve as terras de Mezio e Vale do Conde, Mões, Moledo e Gosende.

No século XIV, D. Pedro, conde de Barcelos, era o senhor das terras e, posteriormente, a sua posse passou para o seu filho, o conde de Viana. Acusado de traição, em 1385, acabou destituído de senhorio das honras a favor de João Henriques Pereira.

Castro Daire teve foral em 1514 por D. Manuel.

Património edificado e natural

O concelho de Castro Daire é marcado por alguns locais com importante património edificado, seja a nível religioso, histórico ou arqueológico. Na vertente religiosa destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Ermida. Este edifício está classificado como Monumento Nacional. Paralelamente é importante mencionar a Igreja Matriz de Castro Daire. Da história do concelho mantêm-se ainda vestígios importantes como os Pelourinhos de Mões, Campo Benfeito, Rossão e Castro Daire, mas também as Ruínas da Muralha das Portas de Montemuro e a Inscrição do Penedo de Lamas.

O concelho detém ainda uma riqueza natural que é importante conhecer, como a praia fluvial de Folgosa, a Serra de Montemuro, o rio Paiva e as Termas do Carvalhal. Para descobrir e apreciar estas paisagens, o concelho tem uma rica rede de miradouros, onde se incluem o Miradouro Carreirinhos, o Miradouro da Serra do Cimal, o Miradouro de Santa Bárbara, o Miradouro de Cetos, entre outros.

Gastronomia

A gastronomia castrense é tipicamente beirã, incluindo uma riqueza de pratos que advêm da agricultura, mas também da proximidade com o rio Paiva. Deste modo destaca-se o cabrito assado, a vitela arouquesa, o borrego, o cozido à portuguesa, o arroz de salpicão, as trutas de escabeche do rio Paiva, mas também os enchidos. A broa de milho está sempre presente nas mesas castrenses, assim como o mel do Montemuro. Para terminar a refeição, não deixe de experimentar o bolo podre de Castro Daire.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Zermatt (Suíça) – setembro de 2014

Brasão da cidade

CDR

O brasão de Castro Daire é um escudo de negro com uma torre de prata aberta e iluminada do esmalte do campo. Em chefe de ouro estão quatro espigas de trigo de verde. A coroa mural e quatro torres de prata. O listel branco tem a legenda CASTRO DAIRE a preto.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
298 Visualizações 1 Total
298 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.