Serra de Montemuro, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra de Montemuro localiza-se nos concelhos de Arouca, Cinfães, Resende e Castro Daire e Lamego. Esta é a oitava maior elevação de Portugal Continental, atingindo 1382 metros de altitude.

Caracterização da Serra de Montemuro

Entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta, a Serra de Montemuro tem uma altitude média de 838 metros, apesar de atingir 1382 metros no seu ponto mais alto, conhecido por Talegre ou Talefe. Está compreendida entre o rio Douro e o rio Paiva e confina com a cidade de Lamego. Situa-se nos concelhos de Arouca (distrito de Aveiro) e de Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu).

A Serra de Montemuro tem bastante relevo e é íngreme praticamente de todos os lados. É também povoada até cerca dos 1100 metros de altitude, com aldeias espalhadas um pouco por toda a serra, principalmente perto de cursos de água, uma vez que nesta serra nascem os rios Balsemão, Cabrum, Bestança e Ribeiro de Corvo.

É ainda importante referir que a Serra de Montemuro apresenta uma das orientações mais curiosas das serras portuguesas: do rio Douro às Portas de Montemuro a sua orientação é norte-nordeste/sul-sudoeste e a partir daí a serra toma uma orientação aproximadamente perpendicular à anterior, ou seja, oeste-noroeste/este-sueste.  É nesta curvatura, junto às Portas de Montemuro, que nasce o rio Bestança, considerado o menos poluído da Europa.

Esta serra está classificada como BIÓTOPO CORINE, com a designação de Serra de Montemuro/Bigorne. A serra é uma zona importante pela sua biodiversidade. É possível encontrar espécies como o lobo, a perdiz, a galinhola, a águia de asa redonda, o pombo-trocaz, o melro preto, o mocho-de-orelhas, o tentilhão comum, o estorninho preto, a toupeira, a lebre, a fuinha, o texugo, a víbora cornuda e a víbora-de-seoane. A flora é também bastante rica, predominando as plantações de pinheiro, acompanhadas do carvalho-roble e do castanheiro, mas também do amieiro, salgueiro e freixo.

Dados Gerais

Coordenadas: 40º 58′ N 07º 58′ W

Altitude máxima: 1382 metros

Localização: Distrito de Aveiro e Viseu, Portugal

450 Visualizações 1 Total
450 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.