Penalva do Castelo, Portugal

Apresentação do município de Penalva do Castelo

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Penalva do Castelo

Penalva do Castelo é um município português localizado no distrito de Viseu, na região do Centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 7956  habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 11 freguesias em 134,34 km². O município é limitado a norte por Sátão, a nordeste por Aguiar da Beira, a leste por Fornos de Algodres, a sul por Mangualde e a oeste por Viseu.

As 11 freguesias do concelho de Penalva do Castelo são Antas, Castelo de Penalva, Esmolfe, Germil, Ínsua (Penalva do Castelo), Lusinde, Mareco, Matela, Real, Sezures, Pindo, Trancoselos e Vila Cova do Covelo.

História do concelho de Penalva do Castelo

O topónimo deste concelho advém da existência de uma antiga fortaleza que se localizaria numa penha na margem esquerda do rio Dão. Apesar de não existirem vestígios, teria dado o nome à localidade de Castelo de Penalva.

No período da Reconquista Cristã, as Terras de Penalva eram um ponto estratégico e foram escolhidas para a construção do primeiro da Ordem do Santo Sepulcro em Portugal, tendo sido conhecida durante algum tempo por Vila Nova de Santo Sepulcro.

As Terras de Penalva foram habitadas desde tempos antigos, como é possível comprovar pelos vestígios pré-históricos existentes. Há também vestígios que comprovam a presença dos povos Celta e Romano. A antiga sede do concelho localizava-se em Castelo de Penalva, documentada em 1058. Castendo, o antigo nome da vila, recebeu carta de foral em 1240 de D. Sancho II e D. Manuel I outorgou-lhe novo foral em 1491.

A 7 de agosto de 1957 adotou o nome atual.

Património edificado

Como principais elementos patrimoniais do concelho destaca-se:

  • Antas de Penalva (freguesia de Antas)
  • Orca do Penedo (freguesia de Esmolfe)
  • Mata da Senhora de Lourdes (freguesia de Ínsua)
  • Casa da Ínsua (freguesia de Ínsua)
  • Pelourinho de Penalva do Castelo (freguesia de Ínsua)
  • Cruzeiro (freguesia de Sezures)
  • Igreja Matriz de Sezures (freguesia de Sezures)
  • Mosteiro de Santo Sepulcro (freguesia de Trancozelos)

Gastronomia

Na vertente gastronómica é possível provar pratos como caldo casado da região, caldo de cebola, sopa de feijão com couves, sopa de castanhas secas, papas laberças, papas de milho rolão com mel, torresmos de vinho de alhos com batatas à racha, cabrito guisado ou grelhado.

Além disso, esta é uma zona com alguns produtos tradicionais fundamentais para a gastronomia e para a economia local, como é o caso da Maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela e os Vinhos do Dão.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Cumberland (EUA) a 11 de novembro de 1995

Brasão da cidade

Brasão de Penalva do Castelo

O brasão da cidade é um escudo de negro, um cacho de uvas com duas gravinhas acompanhado à direita e à esquerda de um ramo de oliveira, frutado, tudo em ouro. Em chefe e contra-chefe estão três faixetas ondadas de prata e azul. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda PENALVA DO CASTELO a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
233 Visualizações 1 Total
233 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.