Aguiar da Beira, Portugal

Apresentação da localidade de Aguiar da Beira: caracterização sócio-económica e demográfica, história, património histórico e edificado e património natural.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Aguiar da Beira

Aguiar da Beira é um município português localizado no distrito da Guarda, na região centro e sub-região do Dão-Lafões. É um município com 5 473 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 10 freguesias em 206,77 km². O município é limitado a norte por Sernancelhe, a leste por Trancoso, a sudeste por Fornos de Algodres, a sudoeste por Penalva do Castelo e a oeste por Sátão.

As 10 freguesias do concelho de Aguiar da Beira são: Aguiar da Beira e Coruche, Carapito, Cortiçada, Dornelas, Eirado, Forninhos, Pena Verde, Pinheiro, Sequeiros e Gradiz, Souto de Aguiar da Beira e Valverde.

História do concelho de Aguiar da Beira

Aguiar da Beira é uma vila antiga. No entanto, não se conhece a sua origem exata. A análise do património arqueológico na região indica que a ocupação humana remonta, pelo menos, ao IV milénio a.C., como por exemplo o Núcleo Megalítico de Carapito. Do período proto-histórico verifica-se a existência de três povoados: Castro de Carapito, Castro da Gralheira e Castro das Abelhas. Da presença romana subsistem vestígios, como por exemplo uma edícula em granito, na aldeia de Penaverde, e vários silhares almofadados.

Aguiar da Beira, bem como Penaverde, receberam os forais em 1258. No início do século XVI também Carapito foi elevado ao estatuto de concelho, por via de carta de foral. Após o século XVI o território do atual concelho de Aguiar da Beira estava dividido entre os concelhos de Aguiar, Carapito e Penaverde. Esta situação manteve-se até ao século XIX, quando os concelhos de Carapito e Penaverde foram dissolvidos.

Património edificado

Este concelho do Dão-Lafões preserva o legado das ocupações humanas pré-históricas, como por exemplo o Dólmen de Carapito do Neolítico, os sarcófagos e as sepulturas antropomórficas, os castros aglomerados do Calcolítico. Ainda no aspeto histórico-cultural, os pelourinhos são importante símbolos do poder e em Aguiar da Beira destacam-se os de Carapito, Penaverde e Aguiar da Beira. Este último insere-se na trilogia monumental da vila – Pelourinho, Torre do Relógio e Fonte Ameada (considerados Monumentos Nacionais).

Além disso, convém mencionar o património religioso da cidade, como é o caso da Capela da Senhora dos Verdes (em Forninhos) e a Capela do Senhor do Castelinho (em Ancinho do Eirado).

Gastronomia

A gastronomia local é variada e rica. O míscaro é um produto endógeno e abundante no concelho. Como tal, existem numerosos pratos que têm este produto como ingrediente, como por exemplo o arroz de míscaros. Além disso, existem outros pratos que se pode provar, como a vitela assada na púcara, o cabrito assado no forno de lenha, o entrecosto em arroz de grelos, o bacalhau grelhado à ponte do abade e o feijão com couves. Na doçaria destaca-se o arroz doce, as queijadas de Carapito, as filhós, as maçãs de Aguiar assadas, o leite creme e os queijos com doce de abóbora.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Lisdoonvana (Irlanda) a 11 de outubro de 1998

Brasão

Aguiarb

O brasão oficial é um escudo de azul, com um castelo de prata aberto e iluminado de negro. Em chefe está uma águia de prata realçada de negro e bicada, lampassada e armada de vermelho. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE AGUIAR DA BEIRA a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Fig. Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
261 Visualizações 1 Total
261 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.