Sernancelhe, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Sernancelhe

Sernancelhe é um município português localizado no distrito de Viseu, na região Centro e sub-região do Douro. É um município com 5 671 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com 228,61 km² e com 13 freguesias. Sernancelhe é limitado a norte por Tabuaço e São João da Pesqueira, a leste por Penedono e Trancoso, a sul por Aguiar da Beira, a sudoeste por Sátão e a noroeste por Moimenta da Beira.

As 13 freguesias do concelho de Sernancelhe são: Arnas, Carregal, Chosendo, Cunha, Faia, Ferreirim e Macieira, Fonte Arcada e Escurquela, Granjal, Lamosa, Penso e Freixinho, Quintela, Sernancelhe e Sarzeda e Vila da Ponte.

História

Sernancelhe foi, em tempos, uma vila das mais antigas da região e de Portugal, sendo na altura conhecida por Cernancelhe. O foral foi entregue em 1124 mas existem na região vestígios que comprovam a ocupação humana ainda antes, nomeadamente dos tempos de Viriato e dos Romanos.

Existem três momentos que marcam a história de Sernancelhe: em 1124 quando o Conde D. Henrique deu o concelho a Egas Gozende, que lhe outorgou Carta de Foral; 1400, quando D. João I fez de Gonçalo Vaz Coutinho senhor do Concelho de Sernancelhe como recompensa por ter derrotado os castelhanos; e em 1470, quando D. Afonso V, por carta assinada em Santarém, o deu a D. Francisco Coutinho.

Património edificado

Em relação ao seu património edificado Sernancelhe tem uma grande riqueza, nomeadamente em termos de património religioso.

O concelho é conhecido como Terras de Mosteiros, por ter no seu território exemplares de grande valor, como é o caso do Mosteiro da Ribeira, do Mosteiro de Nossa Senhora do Carmo e do Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção. Além destes três mosteiros é importante mencionar a Igreja Matriz de Sernancelhe, construída no século XII, a Casa da Comenda da Ordem de Malta, a Capela da Misericórdia de Sernancelhe, os Cruzeiros do antigo cemitério, do Senhor dos Aflitos e dos Centenários, as fontes de Chafurdo e no Largo da República, as pontes nos rios Abade e Medreiro e os Solares dos Carvalho e dos Soveral.

Gastronomia

A gastronomia do concelho é bastante influenciada pela sua localização. Deste modo, a matança do porco tem um papel importante, destacando-se pratos como os torresmos, a farinheira com espigos e batata cozida, o cozido à portuguesa, os pés de porco com couve ripada e vinagre, a carne entremeada, as fêveras assadas e o fígado frito com batata cozida. Além disso, é também graças ao porco que se prepara o fumeiro e os presuntos. É ainda importante mencionar outros pratos como enguias de barril acompanhadas de trigo da Lapa, peixinhos do rio em molho de escabeche, trutas fritas em molho de escabeche e bacalhau cozido com grão e batata. Na doçaria os mais populares são os fálgaros de Tabosa do Carregal e as cavacas de Freixinho.

Em plena Capital da Castanha, este fruto é utilizado numa diversidade de pratos.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  1. Paúl (Cabo Verde)
  2. Jacou (França)

Brasão da cidade

Sernance

O brasão da cidade é de negro, com uma torre torreada de prata, aberta e iluminada de vermelho, acompanhada por duas espigas de trigo de prata. Em chefe está uma cruz da Ordem de Malta do mesmo metal. Em contra-chefe estão três faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres CONCELHO DE SERNANCELHE a negro.

Municípios do Distrito de Viseu

Armamar Carregal do Sal Castro Daire Cinfães Lamego
Mangualde Moimenta da Beira Mortágua Nelas Oliveira de Frades
Penalva do Castelo Penedono Resende Santa Comba Dão São João da Pesqueira
São Pedro do Sul Sátão Sernancelhe Tabuaço Tarouca
Tondela Vila Nova de Paiva Viseu Vouzela
251 Visualizações 1 Total
251 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.