Trancoso, Portugal

Apresentação do município de Trancoso: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Trancoso

Trancoso é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 9 878 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 21 freguesias em 361,52 km². O município é limitado a norte por Penedono, a nordeste por Mêda, a leste por Pinhel, a sul por Celorico da Beira, a sudoeste por Fornos de Algodres, a oeste por Aguiar da Beira e a noroeste por Sernancelhe.

As 21 freguesias do concelho de Trancoso são Aldeia Nova, Castanheira, Cogula, Cótimos, Fiães, Freches e Torres, Granja, Guilheiro, Moimentinha, Moreira de Rei, Palhais, Póvoa do Concelho, Reboleiro, Rio de Mel, Tamanhos, Torre do Terrenho, Sebadelhe da Serra e Terrenho, Trancoso, Valdujo, Vale do Seixo e Vila Garcia, Vila Franca das Naves e Feital e Vilares e Carnicães.

Trancoso é um dos poucos municípios em Portugal territorialmente descontínuos, sendo que uma das suas freguesias (Guilheiro) está separada do resto do município por uma faixa de território pertencente a uma freguesia do concelho de Sernancelhe.

História do concelho de Trancoso

Trancoso, graças à sua localização, faz parte de um conjunto de fortalezas localizadas junto à Serra da Estrela e à fronteira com Espanha. Por isso, na região é possível encontrar várias vias romanas que cruzam a região e perceber a sua importância em tempos antigos. Durante a Reconquista, o concelho foi uma das praças fortes que mais disputa suscitou. Trancoso está rodeada de muralhas da época dionisiana com um castelo medieval.

Trancoso foi elevada a cidade a 9 de dezembro de 2004.

Património edificado

Como principal património edificado deste concelho destaca-se:

  • Pelourinho de Guilheiro
  • Igreja de Santa Marinha (freguesia de Moreira de Rei)
  • Pelourinho de Moreira de Rei
  • Castelo de Moreira de Rei
  • Pelourinho de Trancoso (freguesia de Santa Maria)
  • Castelo de Trancoso e muralhas (freguesia de Santa Maria)
  • Conjunto de sepulturas escavadas em rocha (freguesia de Santa Maria)
  • Capela de Santa Luzia (freguesia de Santa Maria)
  • Sepulturas antropomórficas de Moreira de Rei
  • Igreja Matriz (freguesia de Torre do Terrenho)
  • Igreja de Nossa Senhora da Fresta (freguesia de São Pedro)
  • Torre do Terrenho, casa e capela (freguesia de Torre do Terrenho)

Gastronomia

A gastronomia da região revela as sabedorias seculares, os usos e os costumes. A localização e a geografia de Trancoso influenciaram a gastronomia local. Destacam-se pratos como o bacalhau à S. Marcos, o cabrito assado no forno, a caldeirada de cabrito, o ensopado de míscaros, as enguias à S. Bartolomeu, a bola de carne, as pataniscas de bacalhau, os torresmos, os enchidos e o presunto. Na doçaria podemos mencionar as sardinhas doces de Trancoso, a bola de chocolate, a bola de folhas, a bola de ovos, as filhós, as cavacas, o bolo de castanhas e o requeijão com doce de abóbora.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Castelo de Vide (Portugal) a 27 de março de 1998
  • Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde)

Brasão da cidade

Brasão de Trancoso

O brasão da cidade é um escudo de verde, castelo de prata lavrado de negro, assente em penhascos de sua cor e subrepujado por uma águia de ouro. A torre central está carregada de um escudete de Portugal antigo, de prata com cinco escudetes de azul, postos em cruz, os dois flancos apontados ao centro e cada um carregado de onze besantes de prata, postos três, dois, três, dois, um. Em chefe à direita está uma estrela de cinco raios de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres TRANCOSO a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
238 Visualizações 1 Total
238 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.