Manteigas, Portugal

Apresentação da vila e município de Manteigas: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Manteigas

Manteigas é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Beira Interior Norte. É um município com 3430 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 121,98 km². O município é limitado a noroeste por Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

As quatro freguesias de Manteigas são Sameiro, Santa Maria, São Pedro e Vale de Amoreira.

História do concelho de Manteigas

Dizem as lendas que Júlio César terá passado por esta região 50 anos a.C. A origem dos foros, privilégios, usos e costumes de Manteigas é idêntica às de terras vizinhas, que assentaram as suas raízes em volta da Serra da Estrela. No entanto, existem documentos onde a denominação Manteigas é usada por volta do século XII e seguintes.

Em 1188 D. Sancho I atribuiu o primeiro foral à vila de Manteigas. D. Manuel I concedeu-lhe foral novo em 1514.

Da sua atual configuração, sabe-se que a freguesia de Santa Maria e São Pedro terão sido formadas entre 1336 e 1338. Já a freguesia de Sameiro pertenceu ao concelho da Covilhã e ao extinto concelho de Valhelhas. Foi anexada ao concelho de Manteigas em 1835. A freguesia de Vale de Amoreira passou a fazer parte do concelho em 2002.

Património

O principal elemento patrimonial de Manteigas é a sua paisagem, uma vez que fica localizado na cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental. Por isso, o concelho é conhecido como o Coração da Serra da Estrela. Em Manteigas que se localiza a formação geológica das Penhas Douradas. Juntamente com Covilhã e Seia é um dos concelhos que partilha o ponto mais elevado da serra, a Torre.

Manteigas localiza-se no Vale Glaciário do Zêzere, uma zona que fica frequentemente coberta de neve durante o inverno. Bem perto da vila está ainda o Poço do Inferno.

Em termos de património edificado, em Manteigas podemos destacar a Casa das Obras (freguesia de Santa Maria), a Pousada de São Lourenço/Pousada da Serra da Estrela (freguesia de Santa Maria) e a Casa em Manteigas, um prédio do século XVI, pertencente aos CTT, localizado na freguesia de São Pedro.

Gastronomia

Dada a sua localização serrana, a cidade de Manteigas mantém uma tradição gastronómica antiga em que se preservam os paladares da serra e da terra. Por isso, uma refeição tradicional começa com os enchidos (chouriça, farinheiro e morcela), mas também com os queijos de cabra e ovelha. De seguida pode provar o caldudo (caldo de castanhas secas) ou sopa de abóbora. Nos peixes são confecionadas as trutas. Nas carnes destaca-se a feijoca guisada com carnes de porco, o cozido à serrana, as febras de porco em vinha d’alho ou o feijão cozido no forno. Na doçaria temos requeijão com doce de abóbora, arroz doce, bolo de crista, bolos de leite e pastéis de feijoca.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Moorláas (França) a 05 de agosto de 1989
  • Santa Cruz de Cabrália (Brasil) a 23 de outubro de 1999

Brasão da cidade

Brasão de Manteigas

O brasão da cidade é um escudo de azul com um monte de três cômoros de ouro, realçados de negro e cortados por três faixas ondadas de azul e prata. Em chefe uma estrela de cinco raios de prata acompanhada de duas rodas de ouro de engenho de água, afrontados de três quartos. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE MANTEIGAS  a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
220 Visualizações 2 Total
220 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.