Gouveia, Portugal

Apresentação da vila e município de Gouveia: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Gouveia

Gouveia é um município português localizado no distrito da Guarda, na região do Centro e sub-região da Serra da Estrela. É um município com 14046 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 16 freguesias em 300,61 km². O município é limitado a norte por Fornos de Algodres, a nordeste por Celorico da Beira, a leste pela Guarda, a sueste por Manteigas, a sudoeste por Seia e a noroeste por Mangualde.

As 16 freguesias de Gouveia são Aldeias e Mangualde da Serra, Arcozelo, Cativelos, Figueiró da Serra e Freixo da Serra, Folgosinho, Gouveia, Melo e Nabais, Moimenta da Serra e Vinhó, Nespereira, Paços da Serra, Ribamondego, Rio Torto e Lagarinhos, São Paio, Vila Cortês da Serra, Vila Franca da Serra e Vila Nova de Tazem.

História do concelho de Gouveia

Gouveia terá sido povoada pelos Túrdulos no século VI a.C. Posteriormente, também os luso-romanos se fixaram neste território.

A rainha D. Teresa doou Gouveia em couto em 1125 aos freires da Ordem de São João de Jerusalém. Em 1186, ao vê-la abandonada, D. Sancho I outorgou-lhe foral e D. Afonso II renovou o foral em 1217. O concelho recebeu também foral manuelino em 1510.

Gouveia foi elevada a cidade a 1 de fevereiro de 1988.

Património

De tempos antigos restam em Gouveia vários vestígios e património arqueológico, como por exemplo o troço de calçada romana de Galhardos, um local conhecido por Outeiro e a Anta da Pedra da Orca.

Já em termos de arquitetura militar destaca-se o Castelo de Folgosinho. Paralelamente, podemos incluir no património de relevo da cidade o Pelourinho de Melo, a Capela de Santa Marta, a Casa da Câmara de Melo, a Igreja Matriz de Nabais e a Igreja do Antigo Convento da Madre de Deus.

Gastronomia

A principal referência gastronómica local é o Queijo da Serra, dada a localização do concelho na zona por excelência de Queijo da Serra da Estrela. Mas a gastronomia local é muito variada. Inclui o pão de centeio, a morcela, o chouriço, a farinheira, o cabrito assado, a alambicada de borrego, as feijocas à pastor, a sopa de moiros, a sopa de bacalhau, o caldo de castanha, o arroz de carqueja e as bolas de carne. Na doçaria pode destacar-se o arroz doce com leite de ovelha, o doce de castanha, o leite-creme, o doce de abóbora e os bolos doces.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Danbury (EUA) a 16 de fevereiro de 1993
  • Labouheyre (França)

Brasão da cidade

Brasão de Gouveia

O brasão da cidade é composto por um escudo de negro, três rodízios de púrpura assentes em faixetas ondadas, duas de prata e uma de azul. Em chefe está uma estrela de prata de cinco raios acompanhada de dois cachos de uvas de púrpura, troncados e folhados de verde. A coroa mural é de cinco torres e o listel é branco com a legenda CIDADE DE GOUVEIA a negro.

Municípios do Distrito da Guarda

Aguiar da Beira Almeida Celorico da Beira Figueira de Castelo Rodrigo Fornos de Algodres
Gouveia Guarda Manteigas Mêda Pinhel
Sabugal Seia Trancoso Vila Nova de Foz Côa
235 Visualizações 2 Total
235 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.