Castelo de Vide, Portugal

Apresentação da vila e município de Castelo de Vide: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Castelo de Vide

Castelo de Vide é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 3407 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 264,91 km². O município é limitado a nordeste por Espanha, a leste pelo município de Marvão, a sul pelo município de Portalegre, a sudoeste por Crato e a oeste e noroeste por Nisa.

As quatro freguesias do concelho são Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, Santa Maria da Devesa, Santiago Maior, São João Baptista.

História do concelho de Castelo de Vide

Na altura da Reconquista cristã da Península Ibérica existem algumas evidências não comprovadas que apontam para uma suposta conquista por D. Afonso Henriques em 1148, bem como a entrega de uma carta de foral em 1180.

Com certezas sabe-se que a povoação estava no domínio do reino de Portugal em 1232. Tinha grande importância municipal em 1276, quando recebeu a carta de foral. D. Afonso Sanches recebeu do seu pai o senhorio dos domínios de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre em 1273. Em 1279 decidiu muralhar a região. Sob o reinado de D. Fernando, a vila, o castelo e os seus domínios foram entregues à Ordem de Avis, por permuta com os de Castro Marim.

Património

Como principal património do concelho destacam-se locais nas categorias de Arqueologia, Arquitetura Militar, Arquitetura Civil e Arquitetura Religiosa.

Deste modo, em termos de arqueologia convém mencionar um conjunto de antas espalhadas pelo concelho:  Pai Anes, da Tapada dos Matos, da Casa dos Galhardos, do Pêro d’Alva e da Coutada de Alcogulo, assim como o Menir da Meada. Em relação ao património militar, pode visitar o Castelo de Castelo de Vide. Em termos de arquitetura civil destaca-se a Fonte da Vila. Na arquitetura religiosa encontramos a Igreja de Santo Amaro, a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, a Igreja de São Tiago Maior e a Ermida de Nossa Senhora da Penha.

Gastronomia

Os pratos típicos incluem o sarapatel, a alhada de cação, molhinhos em tomatada, migas com entrecosto, fígado à moda de Castelo de Vide e pezinhos de coentrada.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Trancoso (Portugal) a 27 de março de 1988

Brasão da cidade

Brasão de Castelo de Vide

O brasão da cidade é um escudo de vermelho, com um castelo de ouro, acompanhado de dois ramos de vide, de verde, folheados, do mesmo e frutados de púrpura, postos em pala. A coroa mural é de quatro torres e o listel é branco com as palavras NOTÁVEL VILA DE CASTELO DE VIDE a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
259 Visualizações 1 Total
259 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.