Castro Marim, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Castro Marim

Castro Marim é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 6 747 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 300,84 km².

O município é limitado a norte e noroeste por Alcoutim, a leste por Espanha, a sudeste por Vila Real de Santo António, a sul pelo Oceano Atlântico, a sudoeste pela freguesia de Vila Nova de Cacela e a oeste por Tavira.

As quatro freguesias do concelho de Castro Marim são Altura, Azinhal, Castro Marim e Odeleite.

História do concelho de Castro Marim

A vila de Castro Marim tem vários vestígios que comprovam a sua ocupação humana desde a antiguidade, uma vez que este território foi povoado por fenícios, cartagineses, gregos, romanos, visigodos e árabes.

Em 1242 foi conquistada aos mouros e em 1277 recebeu foros, privilégios, concessões e doações iniciados por D. Afonso III, confirmados e ampliados em 1282 por D. Dinis. O seu castelo foi erguido por D. Afonso III e no seu redor pode observar-se uma paisagem de salinas tradicionais.

Castro Marim, consequência da sua posição defensiva e comercial, recebeu novamente foral em 1504 por D. Manuel I.

Ao longo dos anos a vila foi-se transformando num importante ponto de segurança e num porto piscatório e comercial, o que contribuiu para o aumento da população.

Património natural e edificado

Dada a sua localização costeira, esta cidade tem um rico património natural em que se destacam três praias, muito procuradas pelos turistas: Praia Verde, Praia do Cabeço-Retur e Praia de Alagoa. Além das praias, é ainda importante mencionar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, a Mata das Terras da Ordem e as Barragens do Beliche e de Odeleite.

Em termos de património edificado, pode visitar os seguintes locais:

Gastronomia

A gastronomia deste concelho algarvio inclui pratos tradicionais como a açorda de galinha, a caldeirada de peixe, os caracóis, o bife de atum em cebolada, o gaspacho, a pescada com amêndoa e a sopa de fidéus.

Brasão da cidade

Brasão Castro Marim

O brasão da cidade é um escudo de ouro com um castelo de vermelho aberto e iluminado do campo, sobre um terrado de sua cor e acompanhado das cruzes da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo. Em chefe duas chaves de negro cruzadas em aspa, acompanhadas por duas cabeças, uma coroada de ouro e outra de carnação negra com um turbante de prata. Em contra-chefe estão quatro faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA DE CASTRO MARIM a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
104 Visualizações 1 Total
104 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.