São Brás de Alportel, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de São Brás de Alportel

São Brás de Alportel é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 10662 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com apenas uma freguesia em 153, 37 km². 

O município é limitado a norte e a leste por Tavira, a sudeste por Olhão, a sul por Faro e a oeste por Loulé.

A única freguesia do concelho de São Brás de Alportel corresponde à sua totalidade. 

História do concelho de São Brás de Alportel

A ocupação humana do território que atualmente corresponde a este concelho algarvio ascende ao Paleolítico, como comprovam vários achados arqueológicos, nomeadamente lascas de sílex, quartzo e quartzito, entre outros. As presenças romana e muçulmana são as mais documentadas, existindo vestígios que indiciam a existência de necrópoles, casas agrícolas, uma villa e calçadas. 

A primeira referência documental sobre Alportel é de 1518. Na altura, S. Brás era apenas uma Ermida anexa à Igreja de Santa Maria de Faro. No entanto, ainda durante o reinado de D. João II passou para o domínio direto da Coroa. 

Em 1591 o Bispo D. Francisco Cano ordenou que na Igreja local fosse colocado um sacrário, fundamental para que este pudesse ser elevado a igreja matriz. Neste contexto nasceu a freguesia de S. Brás. Mais tarde, já em 1601, o Bispo Fernão Moniz de Mascarenhas refere numa Bula que S. Brás não é apenas um templo ou igreja, é um local. 

A 1 de junho de 1914 a freguesia de S. Brás é elevada a município com a denominação de concelho de Alportel e com sede na aldeia de S. Brás, tendo assim surgido a designação de São Brás de Alportel. 

Património natural e edificado

Localizado entre o barrocal e a serra, numa faixa de cerca de 150 km2,este concelho preserva um rico património natural que se distingue do restante algarvio pela beleza da paisagem, mas também pela riqueza geológica e pela diversidade de ambientes naturais. Se gostar de apreciar belas paisagens, pode aproveitar os miradouros existentes um pouco por todo o concelho (Miradouro das Castanhas, Miradouro do Alto da Ameixeira e Miradouro do Alto da Arroteia). No entanto, se preferir relaxar e desfrutar da tranquilidade de um parque, pode optar pelo Parque da Azinheira, pelo Parque dos Poetas ou pelo Parque da Ponte Férrea. Além disso, em São Brás de Alportel são também várias as fontes e poços que merecem uma visita, nomeadamente o Poço do Peral, o Poço das Castanhas, a Fonte da Silva ou a Bica dos Vilarinhos.

Em relação ao património edificado, é importante destacar:

  • Igreja Matriz de São Brás de Alportel
  • Capela de São José
  • Igreja de São Romão
  • Museu do Trajo
  • Moinho do Bengado
  • Centro Museológico do Alportel
  • Azenha da Mesquita
  • “Calçadinha” de São Brás de Alportel
  • Largo da Praça
  • Palácio Episcopal e Jardim da Verbena
  • Passo da Paixão
  • Igreja de São Sebastião

Gastronomia

A gastronomia tradicional deste concelho do sotavento algarvio tem sabores associados à alimentação mediterrânica, em que se destacam os gaspachos, a açorda de grão com galinha, o cabrito com ervilhas, o coelho bravo temperado com vinho e as sopas. Na doçaria regional o mel, a alfarroba, o figo e a amêndoa são os elementos principais. Por fim, é importante não esquecer o mel, a aguardente de medronho e o licor de alfarroba. 

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • São Miguel (Cabo Verde)

Brasão da cidade

Brasão de S. Brás de Alportel

O brasão da cidade é um escudo de prata, com penhascos de negro realçados de ouro, onde assenta um azinheiro de verde, troncado de negro e frutado de ouro. Em chefe, a acompanhar o azinheiro, está uma cabeça de carnação branca coroada de ouro e uma cabeça de carnação com turbante de prata. O contra-chefe cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE S. BRÁS DE ALPORTEL a negro. 

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
72 Visualizações 1 Total
72 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.