Loulé, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Loulé

Loulé é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 70 622 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com nove freguesias em 763,67 km².

O município é limitado a norte por Almodôvar, a nordeste por Alcoutim e Tavira, a leste por São Brás de Alportel, a sudeste por Faro, a sudoeste por Albufeira, a oeste por Silves e a sul tem no litoral o Oceano Atlântico.

As nove freguesias do concelho de Loulé são Almancil, Alte, Ameixial, Boliqueime, Quarteira, Querença, Tôr e Benafim, Salir, São Clemente e São Sebastião. O município de Loulé inclui duas cidades: Loulé e Quarteira.

História do concelho de Loulé

Sabe-se que a presença humana no concelho data do Paleolítico Antigo. Durante a Era dos Metais foram vários os povos do Mediterrâneo Oriental que progressivamente foram avançando no território, culminando com a chegada dos fenícios e dos cartagineses. Foram estes que fundaram as primeiras feitorias na orla marítima, promovendo a pesca e a atividade comercial. Em meados do século II a.C, os romanos impulsionaram estas atividades económicas, com destaque para a indústria conserveira, a agricultura e a exploração mineira.

Com a chegada dos muçulmanos, em meados do século VIII, surgiu a urbe medieval que, mais tarde, deu origem à cidade Al-ulya (Loulé). Antes da reconquista cristã esta era descrita como uma pequena cidade fortificada incluída no Reino de Niebla, sob o comando do Taifa Ibne Mafom.

Em 1249 D. Afonso III conquistou o Castelo de Loulé aos mouros com a ajuda de D. Paio Peres Correia. Em 1266 a vila recebeu o seu primeiro foral.

O terramoto de 1755 destruiu grande parte da vila de Loulé.

Património natural e edificado

As praias do concelho de Loulé são muito procuradas, destacando-se a Praia da Falésia (partilhada com Albufeira), a Praia de Vilamoura, a Praia de Quarteira, a Praia de Vale do Lobo, a Praia do Garrão e a Praia da Quinta do Lago.

No contexto do património civil é importante mencionar a Ponte da Tôr, o Solar Gama Lobo e o Solar na Rua Sacadura Cabral. Em termos de património religioso pode visitar o Convento de Santo António, a Igreja da Graça, a Igreja da Misericórdia de Loulé, a Igreja Matriz de Loulé, a Igreja Matriz de Alte, a Ermida de São Luís de Alte, a Ermida de São João da Venda e a Igreja e São Lourenço de Almancil.

Por fim, é ainda possível conhecer os seguintes locais:

Gastronomia

Uma refeição neste concelho começa com pão caseiro ou pão de alfarroba, queijo fresco de cabra com mel, enchidos, cenouras em conserva e azeitonas. Nas sopas pode provar sopa de peixe, sopa de lingueirão, sopa de conquilhas, sopa montanheira, sopa de lebre, sopa de pão com amêijoas, sopa de lentilhas ou canja de perdiz.

Dada a localização de Loulé, os pratos principais incluem peixe, moluscos e crustáceos, destacando-se chocos com tinta, lulas recheadas, salada de polvo, arroz de polvo, arroz de lingueirão, arroz de berbigão, cataplana, sardinhas com salada de tomate, carapaus alimados, bife de atum e bacalhau com alho. Por outro lado, também há alguns pratos de carne típicos, como a galinha cerejada típica de Loulé, a carne de porco com amêijoas, a perna de carneiro no tacho, a carne de porco frita, a perdiz estufada ou ainda o ensopado de galo ou borrego.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Boavista (Cabo Verde)
  • Aquiraz (Brasil)
  • Cartaya (Espanha)
  • Bissorã (Guiné-Bissau)
  • Puy Notre Dame (França)
  • Haikou (China)
  • Manica (Moçambique)
  • Escobar (Argentina)
  • Benguela (Angola)
  • Wieliczka (Polónia)
  • Créteil (França)

Brasão da cidade

Brasão de Loulé

O brasão da cidade é um escudo de negro, com um castelo de prata aberto e iluminado de púrpura. A torre central carregada de uma cruz de Santiago, de vermelho rematada por um loureiro de verde, frutado de ouro. As torres laterais são encimadas por uma cabeça de rei cristão e por uma cabeça de rei mouro. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com a legenda LOULÉ a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
92 Visualizações 1 Total
92 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.