Aljezur, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Aljezur

Aljezur é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 5 884 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 323,50 km².

O município é limitado a norte por Odemira, a leste por Monchique, a sueste por Lagos, a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste pela costa do Oceano Atlântico.

As quatro freguesias do concelho de Aljezur são Aljezur, Bordeira, Odeceixe e Rogil.

História do concelho de Aljezur

Com origens remotas, Aljezur atesta a sua antiguidade nos vários vestígios arqueológicos que se encontram atualmente no concelho, uma vez que o território foi habitado desde a Pré-História.

A fundação aconteceu no século X pelos árabes, que se mantiveram no território durante mais de cinco séculos, tendo deixado vestígios como o castelo, a cisterna, a toponímia e ainda lendas e histórias populares. Após a Reconquista Cristã, no século XIII, Aljezur foi tomada aos mouros por Paio Peres Correia e recebeu foral de D. Dinis a 12 de novembro de 1280.

A 1 de junho de 1504 D. Manuel reformou a carta de D. Dinis. A partir de então a vila passou a ter o título de “Nobre e Honrada”.

Património natural e edificado

O concelho é marcado pela costa rochosa que, de onde em onde é interrompida por areais que atraem muitos turistas. A maioria das praias de Aljezur são a foz das ribeiras da região e é possível ficar maravilhado com as arribas. Pode visitar as seguintes praias: praia do Amado, praia da Amoreira, praia da Arrifana, praia da Bordeira, praia da Carreagem, praia do Monte Clérigo, praia de Odeceixe, praia do Penedo, praia da Quebrada, praia da Samouqueira, praia de Vale dos Homens e praia de Vale Figueiras.

Além do património natural marcado pelas praias, pode também passear e descobrir o património edificado do concelho, nomeadamente:

  • Fortaleza e Igreja da Carrapateira
  • Igreja Paroquial de Bordeira
  • Igreja Paroquial de Odeceixe
  • Igreja da Misericórdia
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva
  • Fortaleza da Arrifana
  • Fonte das Mentiras
  • Castelo de Aljezur
  • Moinho de Odeceixe
  • Necrópole de Vale da Telha
  • Povoado Islâmico de Pescadores
  • Ribat de Arrifana

Gastronomia

Dada a riqueza existente ao nível de peixe (sargo, dourada e robalo), marisco (ouriços, lapas, mexilhão, perceves), caça (coelho e javali) ou produtos da terra (batata-doce e feijão), a gastronomia é muito diversificada e baseada neste produtos.

Os principais pratos são feijão ou couvada com batata-doce, papas mouras com “piques”, arroz de mexilhão, feijoada de búzios, sargos, douradas ou robalos cozidos ou grelados, perceves, mexilhão e morcela frita. Como sobremesa prove os pastéis, o bolo e o pudim de batata-doce e os fritos com calda de açúcar  mel.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Kurnach (Alemanha) a 10 de outubro de 1987
  • Boavista (Cabo Verde) a 09 de junho de 2004

Brasão da cidadeAljezur

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma torre torreada mourisca de vermelho, aberta e iluminada de azul, sobre um terrado de negro cortado por três faixas ondadas, duas de prata e uma de verde. O torreada acompanhado em chefe por duas cabeças, uma de carnação branca coroada de ouro e outra de carnação negra com turbante de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com a legenda VILA DE ALJEZUR a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
103 Visualizações 1 Total
103 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.