Vila do Bispo, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Vila do Bispo

Vila do Bispo é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 5258 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 179,06 km². 

O município é limitado a norte por Aljezur, a nordeste por Lagos e a sul e a oeste tem no litoral o Oceano Atlântico. 

As quatro freguesias do concelho de Vila do Bispo são Barão de São Miguel, Budens, Sagres, Vila do Bispo e Raposeira. 

História do concelho de Vila do Bispo

A primeira referência documental à Aldeia do Bispo surge apenas no século XVI, num documento de D. Afonso IV. Datado de 27 de Março de 1329, este documento era uma carta de foro. Mais tarde, em 1353, é mencionada a mesma aldeia noutra carta régia. Estas duas cartas comprovam a ideia de que a Aldeia do Bispo já existia no século XIV. 

O território tornou-se concelho próprio a 26 de agosto de 1662 quando D. Afonso VI concedeu a Aldeia do Bispo a um importante membro da nobreza. 

Património natural e edificado

Dada a sua localização, o concelho tem uma característica única, uma vez que possui dois tipos de costa: a costa meridional e a costa ocidental. Assim, a costa meridional estende-se até ao Cabo de São Vicente, caracterizando-se pelas enseadas e baías. Nesta costa destacam-se as praias do Burgau, das Cabanas Velhas, da Boca do Rio, da Salema, da Figueira, do Zavial, do Barranco, do Martinhal e do Beliche. Já na vertente ocidental, a norte do Cabo de S. Vicente, encontram-se as praias do Telheiro, da Ponta Ruiva, do Castelejo, da Barriga e da Murração. Está costa caracteriza-se por ser bastante recortada e composta por arribas. 

Mas não é apenas beleza natural que Vila do Bispo tem para oferecer. Neste concelho algarvio pode também apreciar belos monumentos arqueológicos, como as ruínas lusitano-romanas da Boca do Rio, o menir de Aspradantes, o conjunto de menires do Milrei e do Padrão e o conjunto de menires de Vila do Bispo. Em relação ao património religioso é importante mencionar a Igreja Matriz de Vila do Bispo, a Igreja da Raposeira e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Além disso, o património edificado local inclui o Forte de Burgau, o Forte da Boca do Rio, a Fortaleza de Sagres, a Fortaleza do Cabo de São Vicente, a Fortaleza do Belixe e o Forte de Nossa Senhora da Guia. 

Gastronomia

A gastronomia é baseada no melhor que o mar tem para oferecer, dado que esta é uma zona piscatória. Assim, a alimentação tem por base o peixe fresco confecionado grelhado, assado, cozido ou frito, mas também o marisco, nomeadamente os perceves e os bivalves abertos na chapa. No entanto, também é possível degustar pratos de caça, nomeadamente javali, perdizes, codornizes, lebre ou coelho bravo, principalmente entre outubro e dezembro. 

Na doçaria são os doces à base de figo e amêndoa que se destacam. 

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Nishi-no-Omote (Japão)
  • Baiona (Espanha)
  • Cabo Carnaveral (EUA)
  • Santa Fé (Espanha)

Brasão da cidade

Brasão de Vila do Bispo

O brasão da cidade é um escudo de ouro com um dragão de verde que segura nas garras a cruz de Cristo de suas cores, em chefe uma cabeça de carnação branca coroada de ouro e uma cabeça de carnação com turbante de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DO BISPO a negro. 

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
58 Visualizações 1 Total
58 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.