Lagoa, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Lagoa

Lagoa é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 22 975 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 88,25 km².

O município é limitado a norte e leste por Silves, a oeste por Portimão e a sul, na costa, pelo Oceano Atlântico.

As quatro freguesias do concelho de Lagoa são Estômbar e Parchal, Ferragudo, Lagoa e Carvoeiro e Porches.

História do concelho de Lagoa

De acordo com fontes históricas, o primitivo de Lagoa terá nascido em redor de uma lagoa, cujos pântanos foram sendo secos ao longo do tempo com a finalidade de se criarem terras mais férteis e habitações onde os povos muçulmanos acabaram por se instalar. As terras de Lagoa foram sendo conquistadas aos árabes e ao longo do tempo foram sendo integradas no reino de Portugal, tendo sido anexadas ao termo das terras de Silves.

Em 1550, a pedido da rainha D. Catarina de Habsburgo, nestas terras fixaram-se os frades Carmelitas da Antiga Observância. Assim fundou-se o Convento de Nossa Senhora do Carmo, espaço monástico desta ordem religiosa. O concelho de Lagoa foi criado a 16 de janeiro de 1773 por D. José I.

Património natural e edificado

Lagoa é um concelho rico em praias, destacando-se a Praia da Angrinha, a Praia do Barranquinho, a Praia de Benagil, a Praia dos Beijinhos, a Praia do Carvalho, a Praia Grande (Ferragudo), a Praia do Levante, a Praia da Malhada do Baraco, a Praia da Marinha, a Praia da Mesquita, a Praia do Molhe, a Praia Nova, a Praia do Paraíso, a Praia do Pau, a Praia do Pintadinho, a Praia dos Tremoços e a Praia do Vale do Olival.

Em relação ao património edificado pode visitar:

  • Igreja Matriz de Estômbar
  • Convento de São Francisco
  • Castelo de São João de Arade
  • Forte e Capela de Nossa Senhora da Rocha

Gastronomia

A gastronomia local inclui sabores ligados à terra e ao mar. Assim, não deixe de provar: sardinhas da “boa morte”, papas de milho com amêijoas, lulas cheias e feijão com couve com carne da salgadeira. Os pratos tradicionais complementam-se com os vinhos produzidos na região.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • S. Domingos (Cabo Verde)
  • Lagoa – Açores (Portugal)
  • Lepe – Andaluzia (Espanha)
  • Lautém/Lospalos (Timor)

Brasão da cidade

Brasão de Lagoa

O brasão da cidade é um escudo de azul, uma amendoeira de ouro realçada de negro e florida de prata; em chefe, uma cabeça de carnação branca, coroada de ouro e cabeça de carnação negra, com turbante de prata. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com a legenda LAGOA a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
102 Visualizações 1 Total
102 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.