Serra de Montejunto

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

A Serra de Montejunto é uma serra de Portugal que integra a cordilheira do Sistema Montejunto-Estrela. A serra localiza-se nos concelhos de Alenquer e Cadaval e o seu ponto mais alto é a 666 metros de altitude.

Esta estrutura geológica tem 15 quilómetros de comprimento e sete de largura, sendo rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos.

Caracterização da Serra de Montejunto

A serra está em pleno coração da região Oeste e é no concelho do Cadaval que está a maior área territorial da serra.

A Serra de Montejunto está englobada no Maciço Calcário Estremenho, que engloba também as serras de Sicó, Alvaiázere e o Maciço de Porto de Mós. Do ponto de vista geológico a serra é predominantemente constituída por rochas calcárias, apresentando formas superficiais típicas, onde se destacam vales escarpados e profundos e alguns pequenos planaltos e depressões, assim como fragas, penhascos e penedias.

Sendo um espaço natural privilegiado, na Serra de Montejunto verificamos uma diversidade considerável de plantas e animais, nomeadamente aves. Assim sendo, aqui nidificam cerca de 75 espécies, 10 das quais ameaçadas. Pode observar a águia perdigueira, o bufo-real, o andorinhão-real, o morcego-rato-grande, o morcego-de-peluche e a águia-de-bonelli. É ainda possível observar uma grande diversidade florística, tendo já sido identificadas 400 espécies de plantas, o que corresponde a cerca de 15 por cento da flora de Portugal Continental.

No sentido de assegurar a preservação da riqueza natural e patrimonial existente nesta serra, em julho de 1999 foi criada a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto.

O bufo-real é uma das espécies presentes na Serra de Montejunto

O bufo-real é uma das espécies presentes na Serra de Montejunto

Dados Gerais

Coordenadas: 39° 10′ 30″ N 9° 3′ O

Altitude máxima: 666 metros

Localização: Portugal

Cordilheira: Sistema Montejunto-Estrela

258 Visualizações 1 Total
258 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.