Cadaval, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Cadaval

Cadaval é um município português localizado no distrito de Lisboa, na região do Centro e sub-região do Oeste. É um município com 14 228 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com sete freguesias em 174,89 km². O município é limitado a norte pelas Caldas da Rainha, a leste por Rio Maior e pela Azambuja, a sul por Alenquer, a sudoeste por Torres Vedras, a oeste pela Lourinhã e a noroeste pelo Bombarral.

As sete freguesias do concelho de Cadaval são Alguber, Cadaval e Pêro Moniz, Lamas e Cercal, Painho e Figueiros, Peral, Vermelha e Vilar.

História

No concelho de Cadaval os vestígios da presença humana remontam à pré-história. Neste contexto, na Serra de Montejunto, foram localizadas grutas que serviram de habitação no Neolítico.

A vila de Cadaval foi habitada pelos árabes e recebeu foram de D. Fernando em 1371. Além disso, beneficiou da reforma administrativa levada a cabo por D. Manuel I em 1513, que lhe outorgou vários privilégios. D. João IV, ao consumar a independência de Portugal em relação a Espanha, transformou-a em cabeça de ducado, dando origem a uma das mais sólidas casas nobres do país.

Património

Se quer visitar este concelho do distrito de Lisboa, não deixe de passar pelos seguintes locais:

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na freguesia de Cadaval
  • Casa e Capela da Quinta do Fidalgo, na freguesia de Cadaval
  • Morabito do Cercal, na freguesia do Cercal
  • Castro de Rocha Forte, na freguesia de Lamas
  • Real Fábrica de Gelo da Serra de Montejunto, na freguesia de Lamas

Gastronomia

Em termos gastronómicos o concelho tem alguns produtos tradicionais que não pode deixar de experimentar: bolo doce figueiros, mel da Serra de Montejunto, pão de ló Ti Piedade e queijos artesanais.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Olivenza (Espanha)a 13 de janeiro de 2007
  • Namaacha (Moçambique) a 15 de janeiro de 2015

Brasão da cidade

Cadaval

O brasão da cidade é um escudo de prata com um cacho de uvas de púrpura, folhado e troncado de verde. Bordadura de negro com oito espigas de trigo de ouro seguidas do mesmo. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DO CADAVAL a negro.

Municípios do Distrito de Lisboa

Alenquer Amadora Arruda dos Vinhos Azambuja
Cadaval Cascais Lisboa Loures
Lourinhã Mafra Odivelas Oeiras
Sintra Sobral de Monte Agraço Torres Vedras Vila Franca de Xira
92 Visualizações 1 Total
92 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.