Arruda dos Vinhos, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Arruda dos Vinhos

Arruda dos Vinhos é um município português localizado no distrito de Lisboa, na região do Centro e sub-região do Oeste. É um município com 13 391 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 77,96 km². O município é limitado a norte por Alenquer, a este e sudeste por Vila Franca de Xira, a sul por Loures, a oeste por Mafra e a noroeste por Sobral de Monte Agraço.

As quatro freguesias do concelho de Arruda dos Vinhos são Arranhó, Arruda dos Vinhos, Cardosas e Santiago dos Velhos.

História

O topónimo Arruda dos Vinhos provém do étimo árabe “al-rawda”, que significa jardim, campo ou prado.

Dada a sua localização num vale ameno, com solos férteis percorridos por cursos de água, Arruda dos Vinhos teve ocupação humana desde muito cedo, sendo as Antas da Povoação de Antas um exemplo. Durante o período da conquista romana a área onde se localiza este concelho era dominada pela tribo dos Túrdulos. Posteriormente o território foi invadido por povos bárbaros do centro da Europa, tendo permanecido sob domínio dos Visigodos até 711, quando ocorreu a invasão muçulmana. Estes povos mantiveram-se até 1147 quando Lisboa foi conquistada por D. Afonso Henriques.

Em 1172 a vila foi doada à Ordem Religiosa e Militar de Santiago. Foi esta ordem que construiu um convento no Sítio do Vilar.

Património

O principal património do concelho inclui os seguintes locais:

  • Chafariz Pombalino
  • Igreja Matriz de Arruda dos Vinhos
  • Políptico da Matriz de Arruda dos Vinhos
  • Igreja de São Lázaro
  • Ermida de Nossa Senhora do Monte
  • Quinta de São Sebastião

Gastronomia

A gastronomia deste concelho do distrito de Lisboa inclui pratos tradicionais como lombinho de porco em paiol de couve salteada e cogumelos, bacalhau no forno sobre “canhoneiras” de grão, massa e enchidos, tornedó de porco com frutos secos à moda do forte, paliçada de bacalhau, pernil no forno com molho Wellington, ensopado de bacalhau à forte, bacalhau à retirada francesa, porco à inglesa, bacalhau à terra queimada e lombo de porco à Napoleão.

Esta é também uma terra de bons vinhos brancos e tintos, destacando-se a casta Arinto.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Moixent (Valença, Espanha)

Brasão da cidade

Arrudav

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma torre de vermelho sobre um terrado de sua cor. A torre cercada por três videiras de sua cor, frutadas de prata e tendo sobre a porta o escudete das quinas. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres ARRUDA DOS VINHOS a negro.

Municípios do Distrito de Lisboa

Alenquer Amadora Arruda dos Vinhos Azambuja
Cadaval Cascais Lisboa Loures
Lourinhã Mafra Odivelas Oeiras
Sintra Sobral de Monte Agraço Torres Vedras Vila Franca de Xira
107 Visualizações 1 Total
107 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.