Azambuja, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Azambuja

Azambuja é um município português localizado no distrito de Lisboa, na região do Ribatejo. É um município com 21 814 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com sete freguesias em 262,66 km². O município é limitado a norte por Rio Maior, a nordeste por Santarém, a leste pelo Cartaxo, a sueste por Salvaterra de Magos, a sul por Benavente e Vila Franca de Xira e a oeste por Alenquer e pelo Cadaval.

As sete freguesias do concelho de Azambuja são Alcoentre, Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja, Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha.

História

A atual configuração geográfica e administrativa do concelho de Azambuja é relativamente recente. No entanto, a região nasce praticamente com o nascimento da nacionalidade. Alcoentre foi a primeira unidade de administração e circunscrição local, tendo sido instituída em 1147 por D. Afonso Henriques. Mais tarde, D. Sancho I entregou a Azambuja ao nobre cruzado-guerreiro D. Rolim.

Património

O património do concelho inclui os seguintes locais:

  • Marco de Cruzamento em São Salvador
  • Igreja do Mosteiro de Nossa Senhora das Virtudes da Ordem de São Francisco
  • Palácio dos Condes de Aveiras
  • Igreja Matriz da Azambuja
  • Igreja e edifício da Misericórdia da Azambuja
  • Marco de légua à entrada de Azambuja
  • Pelourinho da Azambuja
  • Pelourinho de Manique do Intendente
  • Palácio de Manique do Intendente
  • Castro de Vila Nova de São Pedro

Gastronomia

A gastronomia típica do concelho tem uma profunda ligação com a terra e o rio, fruto da sua localização. O pão, o azeite e o alho são presenças fortes e habituais no receituário local, assim como os legumes e vegetais. Como pratos principais temos a lapardana, a manja, as misturadas de bacalhau albardado e as sopas de batata, mas também a caldeirada à fragateiro, o torricado com bacalhau assado, o ensopado de enguias, as enguias fritas, a açorda de sável e o arroz de lampreia. A complementar a refeição estão os vinhos, o pão e o queijo da Maçussa. Na doçaria a principal referência são as queijadinhas.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Mosteiros (Cabo Verde) a 27 de maio de 1995

Brasão da cidade

Azambuja

O brasão da cidade é um escudo de prata com um zambujeiro de verde arrancado de negro acompanhado por duas flores-de-lis de vermelho. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE AZAMBUJA a negro.

Municípios do Distrito de Lisboa

Alenquer Amadora Arruda dos Vinhos Azambuja
Cadaval Cascais Lisboa Loures
Lourinhã Mafra Odivelas Oeiras
Sintra Sobral de Monte Agraço Torres Vedras Vila Franca de Xira
144 Visualizações 2 Total
144 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.