Bombarral (Portugal)

Apresentação da Vila de Bombarral e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Bombarral é uma vila portuguesa e sede de município no distrito de Leiria localizada na região Centro e sub-região do Oeste. Segundo os Censos de 2011, a vila de Bombarral conta com 4 426 pessoas e o município conta com uma área de 91,29 km² e tem uma população de 13 193 habitantes num total de 4 freguesias, a saber: União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Carvalhal, Pó e Roliça. Faz fronteira com os concelhos de Óbidos a norte, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.

 

História do Concelho:

Apesar do nascimento do concelho do Bombarral ser tardio, apenas em 1914, existem vestígios da fixação humana desde os primórdios da pré-história como se pode confirmar através dos achados arqueológicos: Gruta Nova, Lapa do Suão, fortificação neolítica da Columbeira e o Castro de São Mamede. Com a formação de Portugal, D. Afonso Henriques doa, em 1153, os terrenos aos monges de Cister. Pelo Bombarral, passaram e pernoitaram vários dos Reis de Portugal e também D. João I de Castela. Foi no Bombarral, que esteve D. João I de Portugal, antes da Batalha de Aljubarrota, acompanhado do seu Mantieiro-mor, Luís Henriques, no edifício que foi o Paço e que é actualmente a Câmara Municipal. O Bombarral, foi o dia 17 de Agosto de 1808, palco da luta pela independência na muito conhecida Batalha da Roliça. Nesta batalha, o exército anglo-luso, comandado pelo General Wellesley, futuro Duque de Wellington, sagrou-se vencedor.  Foi a primeira vitória aliada contra o exército francês. Sendo assim, podemos dizer que o Bombarral teve um papel importante na formação da nação e na luta pela independência e libertação do território português.

Grandes_budas

Património Natural e Edificado:

O Património Edificado de Bombarral é variado sendo de destacar o actual edifício da Câmara Municipal que era o antigo Palácio dos Henriques, o Palácio Gorjão onde se localiza o Museu Municipal e o Posto de Turismo, a Capela de São Lourenço, o Teatro Eduardo Brazão, a Torre Medieval e o Solar dos Mello e Castro. Quanto ao Património Natural, principal destaque para a Quinta dos Loridos e a existência dos parques temáticos, nomeadamente, o Bacalhôa Buddha Eden. Dá-se relevo, também, à Gruta Nova da Columbeira, a Gruta da Lapa do Suão e o Castro da Columbeira. Uma última nota para os percursos pedrestes existentes para visitar locais importantes onde aconteceu a Batalha da Roliça.

 

Brasão BombarralBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Bombarral  tem um Escudo prata com três cachos de uvas de púrpura folhadas e sustidas de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres a negro : ” VILA DE BOMBARRAL “.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

vila de Bombarral   conta com 1 acordo de cooperação e geminação, a saber:

  • Nampula é uma cidade de Moçambique com cerca de 471.717 habitantes (desde 11 de Junho de 1997)

 

595 Visualizações 1 Total
595 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.