Bombarral (Portugal)

Apresentação da Vila de Bombarral e do seu concelho: caracterização sócio-económica, histórica, heráldica, património histórico, edificado e património natural.

Bombarral é uma vila portuguesa e sede de município no distrito de Leiria localizada na região Centro e sub-região do Oeste. Segundo os Censos de 2011, a vila de Bombarral conta com 4 426 pessoas e o município conta com uma área de 91,29 km² e tem uma população de 13 193 habitantes num total de 4 freguesias, a saber: União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo, Carvalhal, Pó e Roliça. Faz fronteira com os concelhos de Óbidos a norte, a nordeste pelas Caldas da Rainha, a sueste pelo Cadaval e a sudoeste pela Lourinhã.

 

História do Concelho:

Apesar do nascimento do concelho do Bombarral ser tardio, apenas em 1914, existem vestígios da fixação humana desde os primórdios da pré-história como se pode confirmar através dos achados arqueológicos: Gruta Nova, Lapa do Suão, fortificação neolítica da Columbeira e o Castro de São Mamede. Com a formação de Portugal, D. Afonso Henriques doa, em 1153, os terrenos aos monges de Cister. Pelo Bombarral, passaram e pernoitaram vários dos Reis de Portugal e também D. João I de Castela. Foi no Bombarral, que esteve D. João I de Portugal, antes da Batalha de Aljubarrota, acompanhado do seu Mantieiro-mor, Luís Henriques, no edifício que foi o Paço e que é actualmente a Câmara Municipal. O Bombarral, foi o dia 17 de Agosto de 1808, palco da luta pela independência na muito conhecida Batalha da Roliça. Nesta batalha, o exército anglo-luso, comandado pelo General Wellesley, futuro Duque de Wellington, sagrou-se vencedor.  Foi a primeira vitória aliada contra o exército francês. Sendo assim, podemos dizer que o Bombarral teve um papel importante na formação da nação e na luta pela independência e libertação do território português.

Grandes_budas

Património Natural e Edificado:

O Património Edificado de Bombarral é variado sendo de destacar o actual edifício da Câmara Municipal que era o antigo Palácio dos Henriques, o Palácio Gorjão onde se localiza o Museu Municipal e o Posto de Turismo, a Capela de São Lourenço, o Teatro Eduardo Brazão, a Torre Medieval e o Solar dos Mello e Castro. Quanto ao Património Natural, principal destaque para a Quinta dos Loridos e a existência dos parques temáticos, nomeadamente, o Bacalhôa Buddha Eden. Dá-se relevo, também, à Gruta Nova da Columbeira, a Gruta da Lapa do Suão e o Castro da Columbeira. Uma última nota para os percursos pedrestes existentes para visitar locais importantes onde aconteceu a Batalha da Roliça.

 

Brasão BombarralBrasão da Vila:

O Brasão da Vila de Bombarral  tem um Escudo prata com três cachos de uvas de púrpura folhadas e sustidas de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres a negro : ” VILA DE BOMBARRAL “.

 

Acordos de Geminação e Cooperação:

vila de Bombarral   conta com 1 acordo de cooperação e geminação, a saber:

  • Nampula é uma cidade de Moçambique com cerca de 471.717 habitantes (desde 11 de Junho de 1997)

 

412 Visualizações 2 Total
412 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática