Silves, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Silves

Silves é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 37 126 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com seis freguesias em 153, 37 km². 

O município é limitado a norte por Ourique, a nordeste por Almodôvar, a leste por Loulé, a sueste por Albufeira, a sudoeste por Lagoa, a oeste por Portimão e Monchique, a noroeste por Odemira e a sul tem no litoral o Oceano Atlântico.  

As seis freguesias do concelho de Silves são Alcantarilha e Pêra, Algoz e Tunes, Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves. 

História do concelho de Silves

Acredita-se que esta é uma região povoada pelo Homem desde o Paleolítico, existindo vestígios da fixação dos Cónios e dos Célticos. Durante a época do Império Romano, chamar-se-ia Cilpes, um nome que surge em moedas romanas cunhadas no local no século I a.C. Além disso, os vestígios da presença romana são visíveis um pouco por todo o concelho. No século V Silves foi integrada no reino dos Visigodos. Durante o domínio muçulmano, a cidade de Silves teria o nome de Xelb, Xilb ou al-Shilb. 

Em 1189 D. Sancho I reconquistou o território. No entanto, em 1191 voltou para as mãos dos mouros e apenas em 1249 D. Paio Peres Correia reconquistou-a novamente, já durante o reinado de D. Afonso III. É este monarca que, em 1266, concede o foral a Silves. 

Património natural e edificado

O principal património natural do concelho de Silves são as suas três praias: Praia de Armação de Pêra, Praia Grande Oeste e Praia Grande Este, que todos os anos atraem milhares de visitantes das mais diversas nacionalidades. 

No que ao património civil diz respeito é importante mencionar o Solar dos Mascarenhas Marreiros Leite, a Ponte de Silves, o Teatro Mascarenhas Gregório e o Pelourinho de Silves. Em termos de património religioso pode visitar a Ermida de Nossa Senhora dos Mártires, a Igreja da Misericórdia de Silves, a Ermida de São Pedro, a Cruz de Portugal, a Sé Catedral de Silves, a Igreja de São Bartolomeu de Messines e a Ermida de Nossa Senhora do Pilar. Além destes locais, é importante destacar ainda: 

Gastronomia

De entre uma grande variedade de pratos tradicionais do concelho de Silves, não deixe de provar as papas de milho, a galinha de cabidela, o grão e as ervilhas com ovos e chouriço, mas também os carapaus alimados, as lulas recheadas, a caldeirada de peixe e a cataplana. Há também alguns pratos de caça que se destacam, principalmente nas zonas do interior do concelho, como o javali, a lebre, o coelho, a perdiz, o borrego e o cabrito. 

Tal como em tantos outros concelhos algarvios, a amêndoa, o figo e a alfarroba são os ingredientes mais comuns na doçaria. Assim, as estrelas, o D. Rodrigo, a tarte de amêndoa, o morgado, o bolo de figo, a tarte de alfarroba e os bolinhos de amêndoa estão presentes em qualquer pastelaria. 

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Aquiraz (Brasil)
  • Marrakech (Marrocos)

Brasão da cidade

Brasão de Silves

O brasão da cidade é um escudo de prata, com as cinco quinas de Portugal, sendo as duas laterais apontadas ao centro, carregadas de onze besantes, postos três, dois, três, dois e um; acantonados de quatro cabeças de frente, sendo a primeira e a quarta de carnação branca coroadas de ouro e a segunda e a terceira de carnação negra com turbantes de prata. A coroa mural é de prata de cinco torres e o listel é branco com os dizeres CIDADE DE SILVES a negro. 

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
100 Visualizações 1 Total
100 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.