Vila Real de Santo António, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António é um município português localizado no distrito de Faro na região e sub-região do Algarve. É um município com 19 156 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com três freguesias em 61,25 km².

É um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, dividindo-se numa porção ocidental (freguesia de Vila Nova de Cacela) e uma porção oriental (cidade e Monte Gordo). A parte oriental é limitada a norte e a oeste por Castro Marim, a leste pelo rio Guadiana (que define a fronteira com Espanha e o município de Ayamonte) e a sul pelo Oceano Atlântico. A parte ocidental é limitada a norte e a leste por Castro Marim, a oeste por Tavira e a sul pelo Oceano Atlântico.

As três freguesias do concelho de Vila Real de Santo António são Vila Nova de Cacela, Monte Gordo e Vila Real de Santo António.

História

O concelho foi fundado em 1774 por vontade expressa do Marquês de Pombal, perto da antiga Vila de Santo António de Arenilha, que desapareceu no século XVII, engolida pelo avanço do mar conjugado com as alterações do leito do rio. Pelo facto de ter sido construída de raiz em apenas dois anos, esta é um importante testemunho histórico. Assim, para a nova vila foram transferidas a alfândega e a prisão.

A indústria conserveira, a proximidade com Espanha e a atividade piscatória foram fundamentais para ao seu desenvolvimento e expansão. Mais recentemente o turismo tem ganho um papel relevante.

Património natural e edificado

Em termos de património natural são as praias a principal riqueza deste concelho algarvio, atraindo milhares de visitantes não só durante o período de Verão como ao longo do ano, graças ao clima. Assim, pode visitar a Praia de Santo António, a Praia da Manta Rota, a Praia da Lota, a Praia de Cacela Velha e a Praia de Monte Gordo. Estas são algumas das praias com a água mais quente do Algarve.

Já em relação ao património edificado destaca-se o forno romano da Quinta do Muro, o Núcleo Histórico da Cacela Velha, as construções pombalinas de Vila Real de Santo António e os monumentos da Quinta da Nora.

Gastronomia

Marcada pelo sol, peixe, marisco e doçaria, a gastronomia de Vila Real de Santo António é um elemento incontornável da cultura local. Não deixe de provar pratos feitos a partir de alimentos oriundos do mar (conquilhas, amêijoas, chocos, atum, berbigão, lingueirão), tal como arroz de polvo, arroz de berbigão, arroz de lingueirão, choquinhos com tinta, espinheta e estupeta. Em termos de doçaria destacam-se os bolinhos de amor, as tartes de amêndoa, os Dom Rodrigo, as estrelas de figo, os morgados, os bolos de alfarroba e as areias.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

Brasão da cidade

Vrsanto

O brasão da cidade é um escudo de verde, com um barco de vermelho, com vela de prata, sobre um mar ondado de prata e verde, semeado de peixes negros e coberto por uma rede de ouro saindo do barco. Em chefe duas cabeças, uma de carnação branca coroada de ouro e outra de carnação negra com turbante de prata. A coroa mural é de cinco torres de prata e o listel é branco com a legenda VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO a negro.

Municípios do Distrito de Faro

Albufeira Alcoutim Aljezur Castro Marim
Faro Lagoa Lagos Loulé
Monchique Olhão Portimão São Brás de Alportel
Silves Tavira Vila do Bispo Vila Real de Santo António
133 Visualizações 1 Total
133 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.