Região de Turismo do Algarve

Apresentação da Região de Turismo do Algarve: localização, características, principais atrativos turísticos (praias, paisagem, monumentos, etc.)…

Apresentação da Região de Turismo do Algarve

A Região de Turismo do Algarve é uma das cinco áreas regionais de turismo de Portugal, em que cada uma das quais inclui toda a área abrangida por cada uma das respetivas cinco unidades que constituem o nível II da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS II). No caso da Região de Turismo do Algarve, esta é a que se encontra mais a Sul de Portugal, sendo reconhecida mundialmente pelas suas praias de areia fina e água cristalina. A região está limitada a norte pela pela Região de Turismo do Alentejo e RibRegião de Turismo do Algarveatejo, a este por Espanha, e a sul e oeste pelo Oceano Atlântico, e está dividida em 2 sub-regiões: O Barlavento (parte a oeste) e o Sotavento (parte a este).

O grande destaque da região é sem dúvida o seu clima marcadamente mediterrânico e os seus 200 km de costa dividida em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais.

Contudo, e apesar de ser conhecida essencialmente pelo ‘sol e praia’, a Região de Turismo do Algarve tem muito mais para oferecer aos turistas que a visitam, nomeadamente o seu património histórico e cultural, a sua gastronomia e a beleza das suas serras, nomeadamente a Serra do Caldeirão e a Serra de Monchique, localizadas na parte norte da região, ou o extenso barrocal situado entre a faixa litoral e a serra. Uma referência ainda para o Parque Natural da Ria Formosa e para a Área de Paisagem Protegida da Costa Vicentina. Um outro importante atrativo turístico é o golf – de facto, o Algarve é uma das regiões do mundo com mais e melhores campos de golf em todo o mundo, sendo muito procurada também por esse motivo.

Do ponto de vista cultural e arquitetónico, esta é uma região que contrasta bastante com as restantes regiões turísticas de Portugal, e um dos motivos foi a duração da ocupação árabe da mesma, sendo a última região de Portugal a ser reconquistada aos mouros. Ainda hoje ao passearmos pelas localidades algarvias reparamos nas suas construções arquitectónicas, com relevo para as chaminés rendilhadas e os pequenos terraços sobre as habitações, uma característica muito mourisca e árabe.

Alguns dos locais mais icónicos da região do Algarve são: a Fortaleza de Sagres, localizada no concelho de Lagos num extraordinário promontório que entra pelo mar adentro; o Castelo Medieval de Silves que servia de sede à região no tempo da ocupação muçulmana; a histórica cidade de Tavira com os seus diversos monumentos; o belíssimo centro histórico de Faro, cidade capital do Algarve; a Villa Romana de Milreu localizada em Estói, a cerca de 8 km de Faro; as cosmopolitas cidade de Loulé e de Portimão; a praia da Rocha em Portimão, as praias de Albufeira e a praia de Monte Gordo; o Resort de Vilamoura.

 

987 Visualizações 1 Total
987 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática