Arronches, Portugal

Apresentação da vila e município de Arronches: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Arronches

Arronches é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 3165 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em três freguesias em 314,65 km². O município é limitado a norte por Portalegre, a leste por Campo Maior, a sul por Elvas, a oeste por Monforte e a nordeste por Espanha.

As três freguesias do concelho de Arronches são Assunção (Arronches), Esperança e Mosteiros.

História do concelho de Arronches

Arronches terá a sua origem numa antiga povoação romana edificada junto à ribeira de Caia, fundada no período de Caio Caligula. D. Afonso Henriques conquistou a povoação aos Mouros em 1166. No entanto, esta foi perdida e novamente conquistada por D. Sancho II, em 1235. Apenas em 1242 aconteceu a reconquista definitiva e a integração no território português.

O local teve forais concedidos em 1255 por D. Afonso III, confirmado em 1272 e em 1512 por D. Manuel I e em 1678 por D. Pedro II. Arronches foi uma importante praça de armas, com um castelo restaurado por D. Dinis 1310.  

Património edificado

Detentor de um importante património, neste local encontramos vestígios da presença humana, nomeadamente o abrigo com pinturas rupestres de Vale de Junco e o Abrigo Pinho Monteiro. Além disso, em termos de arquitetura militar, o concelho tem os restos do Castelo de Arronches. Já no património religioso, em Arronches encontramos a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção de Arronches e a Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Ainda no património do concelho é importante destacar as cinco pontes existentes, a mais antiga das quais datada do século XV.

Gastronomia

O concelho tem uma gastronomia tipicamente alentejana. Os pratos principais são as sopas de tomate, sopa de cação, migas de batata com entrecosto frito, assado ou grelhado, ensopado de borrego, cachola, enchidos, açorda, sopa de batata com feijão, presinhas do Alguidar e gaspacho rico e pobre.

Brasão da cidade

Brasão de Arronches

O brasão da cidade é um escudo de prata, com um castelo de púrpura aberto e iluminado do campo. Em chefe estão cinco escudetes das quinas de Portugal, acompanhadas por dois ramos de sobreiro, folhados e lançados de verde. Em contra-chefe está uma faixa ondada de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel branco com os dizeres ARRONCHES a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
239 Visualizações 1 Total
239 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.