Alter do Chão, Portugal

Apresentação do município de Alter do Chão: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Alter do Chão

Alter do Chão é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 3 562 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 362,07 km². O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sor.

As quatro freguesias do concelho de Alter do Chão são Alter do Chão, Chancelaria, Cunheira e Seda.

História do concelho de Alter do Chão

O concelho foi fundado em 1232 no reinado de D. Sancho II, com a atribuição do foral. Outros reis atribuíram foral, nomeadamente D. Dinis, em 1293. Em 1512 teve nove foral outorgado por D. Manuel.

Património

Em relação ao património arqueológico de Alter do Chão pode visitar a Estação Arqueológica.

Em termos de património/arquitetura civil, é importante referir:

  • Ponte de Vila Formosa
  • Chafariz da Praça da República
  • Casa do Álamo
  • Pelourinho

Com um importante património militar, neste concelho pode encontrar o Castelo de Alter do Chão, as Fortificações de Alter Pedroso e o Castelo de Seda.

Por fim, já no que ao património religioso diz respeito podemos mencionar a Igreja do Convento de Santo António, a Igreja do Senhor Jesus do Outeiro e a Capela de Santo António dos Olivais.

Gastronomia

A gastronomia alterense é um fator de diferenciação do concelho. Aqui, as ervas aromáticas desempenham um papel importante, nomeadamente o açafrão, que é a estrela do saboroso arroz amarelo que acompanha o ensopado de borrego, um dos pratos mais tradicionais deste concelho. Pode ainda provar a sopa de tomate, a sopa de cachola alentejana, o sarrapatel (uma sopa à base de miúdos do borrego, sangue e pão), a sopa de cação, as beldroegas com ovo, a açorda com ovo, as migas de pão com entrecosto frito e as filhoses alentejanas.

Brasão da cidade

Brasão de Alter do Chão

O brasão da cidade é um escudo cortado de prata e de negro. No primeiro, um castelo de vermelho, aberto e iluminado de negro acompanhado de duas quinas de Portugal. No segundo uma fonte de ouro realçada de negro repuxando de prata aguada de azul, acompanhada de duas flores-de-lis de ouro. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE ALTER DO CHÃO a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
193 Visualizações 1 Total
193 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.