Nisa, Portugal

Apresentação do município de Nisa: história, demografia, características geográficas, património natural e edificado, gastronomia e brasão

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Nisa

Nisa é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 7450 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em sete freguesias em 575,68 km². O município é limitado a norte e oeste por Vila Velha de Ródão, a nordeste por Espanha, a sudeste por Castelo de Vide, a sul pelo Crato, a sudoeste por Gavião e a noroeste por Mação.

As sete freguesias do concelho de Nisa são Alpalhão, Arez e Amieira do Tejo, Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, Montalvão, Santana, São Matias e Tolosa.

História do concelho de Nisa

Em 1199 D. Sancho I doou a Herdade da Açafa à Ordem do Templo, um território que detinha parte do território dos atuais concelhos de Nisa, Castelo de Vide e uma parte de um terreno espanhol junto à atual fronteira. Os templários edificaram uma fortaleza para defender e sinalizar a posse deste território.

O primeiro foral dado à vila de Nisa foi entre 1229 e 1232 pelo Mestre Dom Frei Estêvão de Belmonte. Em 1312 D. Manuel I atribuiu um novo foral à vila.

Património

Em termos de arquitetura religiosa podemos mencionar:

  • Cruzeiro de Alpalhão
  • Capela de Nossa Senhora da Redonda
  • Capela do Calvário
  • Igreja de Montalvão
  • Igreja da Misericórdia em Nisa
  • Ermida de Nossa Senhora dos Prazeres

No âmbito da arqueologia neste concelho é possível encontrar a Área Arqueológica do Conhal.

Já em relação ao património civil pode visitar o Pelourinho de Nisa e a Fonte da Pipa.

Por fim, na vertente militar existe no concelho o Castelo de Amieira, o Castelo de Montalvão e o Castelo de Nisa.

Gastronomia

Tal como em todo o Alentejo, a gastronomia de Nisa tem sabores tradicionais que incluem os maranhos, os pezinhos de tomatada, os feijões das festas, o arroz de lampreia, a sopa de peixe do rio, o sarapatel, as migas de pão e/ou batata com carne frita e a sopa de cachola. Na doçaria destacam-se as cavacas, os bolos de azeite, os bolos de canela, os bolos dormidos, os esquecidos, as nisas, os barquinhos, as tigeladas, os borrachões e os rebuçados de ovos.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Azay-le-Rideau (França)
  • Vidigueira (Portugal)
  • Sines (Portugal)
  • Tarrafal (Cabo Verde)

Brasão da cidade

Brasão de Nisa

O brasão é um escudo de púrpura, um castelo de ouro, aberto e lavrado de negro, tendo sobre a torre do centro uma cruz da Ordem de Cristo, acompanhada à dextra de uma estrela de seis pontas de prata sobre um escudete das quinas de armas de Portugal e à sinistra por outra estrela de seis pontas sobre um crescente deitado e voltado, ambos de prata. A coroa mural é de quatro torres de prata e o listel é branco com a inscrição NOTÁVEL VILA DE NISA a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
226 Visualizações 3 Total
226 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.