Gavião, Portugal

Apresentação da vila e município de Gavião

Gavião é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 4132 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 294,59 km². O município é limitado a norte e oeste por Mação, a leste por Nisa, a sueste pelo Crato, a sudoeste por Ponte de Sor e a oeste por Abrantes.

As quatro freguesias do concelho de Gavião são Belver, Comenda, Gavião e Atalaia e Margem.

História

Acredita-se que a freguesia de Gavião terá sido povoada na época dos romanos por ser uma terra fértil e pela sua localização numa extensa campina, dada a existência de alguns elementos arqueológicos desse período.

No período tardo-medieval foi uma das doze vilas do priorado do Crato. O povoamento terá começado por volta do século XII. Com o decorrer dos séculos Gavião foi conquistando maior importância, como demonstra o foral concedido a 23 de novembro de 1519 por D. Manuel I, que instituiu a vila.

Entre 26 de novembro de 1895 e 13 de janeiro de 1898 o concelho foi suprimido e as suas freguesias passaram para o concelho de Nisa, à exceção de Comenda, que transitou para o concelho do Crato. A restauração do concelho aconteceu em 1898.

Património

O património do concelho de Belver inclui:

  • Castelo de Belver (freguesia de Belver)
  • Ermida de Nossa Senhora do Pilar (freguesia de Belver)
  • Capela de São Brás (freguesia de Belver)
  • Anta do Penedo Gordo (freguesia de Belver)
  • Ponte da ribeira da Venda (freguesia de Comenda)
  • Pelourinho de Gavião
  • Capela do Calvário (freguesia de Gavião)

Gastronomia

Na gastronomia deste concelho destaca-se essencialmente a açorda de sável. Além disso, dado que este concelho se localiza numa região por excelência de vinhos, aqui pode provar vinhos de elevada qualidade.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Vila das Pombas (Paúl – Cabo Verde)

Brasão da cidade

Gaviao

O brasão da cidade é um escudo de negro, com uma cruz de Malta de prata carregada no cruzamento por um gavião de sua cor, voando, acompanhado por uma ramo de oliveira de verde frutado de ouro e por um ramo de sobreiro de verde landado de ouro, atado de vermelho em ponta, juntamente com um cacho de uvas de prata realçado de púrpura, folhado e troncado de verde. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE GAVIÃO a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
178 Visualizações 1 Total
178 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.