Marvão, Portugal

Apresentação da vila e município de Marvão: história, características demográficas, património natural e edificado, gastronomia.

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Marvão

Marvão é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 3512 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em quatro freguesias em 154,90 km². O município é limitado a norte e leste por Espanha, a sul e oeste pelo município de Portalegre e a noroeste por Castelo de Vide.

As quatro freguesias de Marvão são Beirã, Santa Maria de Marvão, Santo António das Areias e São Salvador da Aramenha.

História do concelho de Marvão

Desde o período romano que os rochedos de Marvão são utilizados como refúgio, mas também como ponto estratégico militar. No século X esta região foi referida pelo historiador Issa ibne Amade Razi como Amaia de ibne Maruane e Fortaleza de Amaia. Esta fortaleza serviu de refúgio ao fundador de Marvão em 884.

A localidade foi conquistada por D. Afonso Henriques aos muçulmanos entre 1160 e 1166, tendo sido novamente tomada pelos mouros na contra-ofensiva de Almaçor, em 1190. Já em 1226, D. Sancho II atribuiu o foral à população, mandando ampliar o seu castelo que, em 1299, foi disputado e apoderado por D. Dinis.

O título de Mui Nobre e Sempre Leal (pelo qual é muitas vezes conhecida a vila), foi concedido pela rainha D. Maria II.

Património

Com uma longa história, Marvão preserva vestígios históricos e arqueológicos importantes que vale a pena conhecer. Destaca-se a Estação Arqueológica Romana da Herdade dos Pombais, a Cidade Romana de Ammaia e as Caleiras de Escusa.

Em termos de património edificado podemos destacar:

  • Castelo e as Muralhas de Marvão
  • Cruzeiro da Estrela
  • Igreja de Santa Maria
  • Pelourinho de Marvão
  • Convento de Nossa Senhora da Estrela
  • Pousada de Santa Maria.

Localizado no coração do Parque Natural da Serra de S. Mamede, Marvão preserva ainda um importante conjunto de habitats naturais. A diversidade geológica, a altitude e a orientação dos relevos proporciona paisagens belas que variam entre os terrenos cultivados, as escarpas, os bosques e os matagais.

Gastronomia

Na gastronomia da região destaca-se o chibo de cachafrito, as migas de batata, a alhada de cação, as sopas de cachola e as broas dos santos.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou o seguinte Protocolo de Geminação:

  • Castelo do Piauí (Brasil)

Brasão da cidade

Brasão de Marvão

O brasão de Marvão é um escudo de azul com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho. Em chefe está o escudete das quinas acompanhado por duas chaves afrontadas de prata. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres MUI NOBRE E SEMPRE LEAL VILA DE MARVÃO a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
232 Visualizações 1 Total
232 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.