Sousel, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Sousel

Sousel é um município português localizado no distrito de Portalegre, na região do Centro e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 5 074 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 279,32 km². O município é limitado norte por Avis e Fronteira, a leste e sul por Estremoz, a sudoeste por Arraiolos e a oeste por Mora.

As quatro freguesias do concelho de Sousel são Cano, Casa Branca, Santo Amaro e Sousel.

História

A origem do nome Sousel advém da freguesia de Sousel, que data dos primeiros tempos da monarquia. No Foral Medieval de Estremoz é enumerado Reguengos de Sousel, sendo esta a referência mais antiga que se conhece deste topónimo.

Alguns autores mencionam que a povoação de Sousel foi elevada à categoria de vila a 4 de junho de 1386. O monarca D. João I doou a vila a D. Nuno Álvares Pereira. Anos mais tarde passou a ser a Casa de Bragança a donatária da vila. A partir dessa altura a história da vila ficou associada à Casa de Bragança.

Património edificado

O principal património do concelho é:

  • Igreja Matriz de Sousel
  • Povoado de São Bartolomeu
  • Igreja de Nossa Senhora da Orada
  • Pelourinho de Sousel

Gastronomia

Na gastronomia da região destacam-se as migas, a açorda e as sopas que tinham como base o pão. Assim, pode provar a cachola à alentejana, o cozido de grão com vagens, o gaspacho, a sopa de bacalhau, a sopa de batata, a sopa de cação, a sopa de fressura de borrego e a sopa de tomate à alentejana. Se está de visita a este concelho prove também o assado à alentejana, o guisado com ervilhas e com molho de hortelã e as carnes de caça. Na doçaria destaca-se o bolo de azeite e mel, o bolo de amêndoa alentejano, o bolo de requeijão à antiga, os fidalgos, o arroz doce, as broas de massa finta, as broas de torresmos, os biscoitos brancos, a bolema de mel, as azevias à alentejana ou os nogados do Cano à antiga.

Geminações

Com o objetivo de aproximar os povos e criar laços históricos e culturais de amizade, o município celebrou os seguintes Protocolos de Geminação:

  • Lobata – Cidade Guadalupe (S. Tomé e Príncipe)
  • Rono-Rantin (França)
  • La Chapelle (França)
  • Gorna Oriahovitza (Bulgária)

Brasão da cidade

Crest_of_Sousel_municipality_(Portugal)

O brasão da cidade é um escudo de azul, com duas setas de ouro, cruzadas em aspa atadas de vermelho e acompanhadas de quatro abelhas de ouro. Em contra-chefe está um ondado de prata e azul. A coroa mural é de quatro torres e o listel é branco com os dizeres SOUSEL a negro.

Municípios do Distrito de Portalegre

Alter do Chão Arronches Avis Campo Maior Castelo de Vide
Crato Elvas Fronteira Gavião Marvão
Monforte Nisa Ponte de Sor Portalegre Sousel
118 Visualizações 1 Total
118 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.