Mora, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da cidade e município de Mora

Mora é um município português localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo. É um município com 4978 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com quatro freguesias em 443,95 km². O município é limitado a norte por Ponte de Sor, a nordeste por Avis, a leste por Sousel, a sueste por Arraiolos e a oeste por Coruche.

As quatro freguesias do concelho são Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.

História

A primeira referência ao topónimo desta cidade surge num documento em 1293 a uma herdade chamada cabeça de mora, num documento chamado Livro III das Composições. Mais tarde, num documento de 1786 é referida a vila de Mora como Amora, num percurso entre a ribeira de Marateca e o Porto.

O concelho recebeu foral de D. Manuel I em 1519.

Património

O principal património do concelho é:

  • Torre das Águias
  • Santuário de Nossa Senhora das Brotas
  • Pelourinho de Cabeção
  • Anta de Pavia
  • Igreja Matriz de Pavia
  • Cromeleque do Monte das Fontaínhas Velhas
  • Fluviário

Gastronomia

A gastronomia desta região é tipicamente alentejana, destacando-se pratos de migas, nomeadamente de espargos, batatas, coentros, ovas, enchidos, couve-flor e tomate. Além disso, esta é uma terra de vinhos também, pelo que estes complementam a oferta.

Brasão da cidade

Mora

O brasão da cidade é um escudo de prata, com três espigas de trigo de verde atadas de vermelho em ponta. Bordadura de negro carregada de oito abelhas de ouro. A coroa é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE MORA a negro.

 Municípios do Distrito de Évora

Alandroal Arraiolos Borba Estremoz Évora
Montemor-o-Novo Mora Mourão Portel Redondo
Reguengos de Monsaraz Vendas Novas Viana do Alentejo Vila Viçosa
73 Visualizações 1 Total
73 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.