Portel, Portugal

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Apresentação da vila e município de Portel

Portel é um município português localizado no distrito de Évora, na região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central. É um município com 6 428 habitantes, de acordo com os censos de 2011, com seis freguesias em 601,01 km². O município é limitado a norte por Évora, a leste por Reguengos de Monsaraz, a sueste por Moura, a sul pela Vidigueira, a sudoeste por Cuba e a oeste por Viana do Alentejo.

As seis freguesias do concelho de Portel são Amieira e Alqueva, Monte do Trigo, Portel, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Oriola e Vera Cruz.

História

Acredita-se que Portel terá sido habitada por Romanos e por Fenícios que aqui terão explorado as minas de metais. Além disso, os seus vestígios são visíveis no sítios dos Algares. Posteriormente foi habitado por Árabes e Mouros, que deixaram as muralhas de taipa como vestígios.

Em 1257 D. Afonso III fez a primeira doação desta localidade a D. João Peres de Aboim e dotou-o de terras que iriam desde a Serra da Ossa até Marmelar. Mais tarde, em 1261, D. Afonso III ordenou a Pedro Moniz que reedificasse o castelo e fortificasse a vila de Portel. Em 1262 D. João Peres de Aboim deu um foral aos povos das suas terras.

Com D. Pedro I Portel viria a ser doado a Rui Martins Toscano, em 1359, e D. João II fez doação da localidade ao duque de Bragança. Este senhor doou a coutada da vila a Duarte de Almeida. Nos anos seguintes a região continuou a ser doada ao duque de Bragança.

É cidade desde 20 de dezembro de 1890.

Património edificado

O património do concelho inclui:

  • Castelo de Portel
  • Torre de Val-Boim
  • Antas da Herdade do Freixo
  • Convento de São Francisco dos Capuchos da Piedade
  • Casa Nobre da Família Gil Borja de Meneses
  • Igreja da Senhora da Assunção
  • Igreja de Vera Cruz de Marmelar

Gastronomia

Neste concelho alentejano a gastronomia é rica e variada, com uma diversidade de saborosas especialidades, destacando-se as açordas, as sopas, os peixes do rio, os pratos de carne de porco ou de caça, mas também os enchidos e os queijos. Estes produtos tradicionais são acompanhados pelo vinho de Portel.

Brasão da cidade

Portel

O brasão da cidade é um escudo de prata, com uma cruz de Malta de vermelho, acompanhada em orla por sete torres de vermelho, abertas e iluminadas de azul. A coroa mural é de prata de quatro torres e o listel é branco com os dizeres VILA DE PORTEL a negro. 

Municípios do Distrito de Évora

Alandroal Arraiolos Borba Estremoz Évora
Montemor-o-Novo Mora Mourão Portel Redondo
Reguengos de Monsaraz Vendas Novas Viana do Alentejo Vila Viçosa
110 Visualizações 1 Total
110 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.