Cuba, Alentejo

Localizada no Baixo Alentejo, Distrito de Beja, Cuba é uma pequena Vila constituída por 4 Freguesias (Cuba, Faro do Alentejo, Vila Alva e Vila Ruiva) albergando aproximadamente 4880 habitantes numa área geográfica de cerca de 172 km2.

Esta localidade é sede de município com o mesmo nome e os seus limites são a Norte o município de Portel, a Sul o município de Beja, a Oeste é limitada por Alvito e Viana do Alentejo e a Este por Ferreira do Alentejo e Vidigueira, ambos os municípios constituintes do distrito de Beja.

Ao longo dos anos este tem sido mais um dos concelhos que tem vindo a perder habitantes, sendo que teve o seu auge populacional no ano de 1930, ao contrário da maioria dos concelhos alentejanos que o atingiu em 1960, com cerca de 8050 habitantes.

No que concerne à história deste  município acredita-se que esta região é ocupada desde a pré-história devido aos inúmeros achados arqueológicos encontrados no município, sendo mais tarde também ocupada por Árabes e Romanos, provindo o seu nome provavelmente do árabe “Caaba” (nome de santuário em Meca). Outra das possíveis origens do Nome da Vila provem do facto de terem sido encontradas diversas cubas de vinho neste local aquando da vitória de Dom Sancho II sobre os Mouros.

É apenas no ano de 1782 que Cuba se eleva a Vila e sede de município, reinava D. Maria I.

Relativamente a nomes de personalidades históricas deste concelho, Cuba orgulha-se de ser a Vila escolhida por Fialho de Almeida (Escritor Português) para viver e onde em 1911 viria a falecer. Também, foi nesta vila alentejana, segundo relatos de alguns historiadores que em 1448 Cristóvão Colombo (navegador e descobridor) viria a nascer como filho ilegítimo de Dom Fernando.

Este concelho é mais um dos concelhos alentejanos em que economicamente predomina o sector primário, ocupando a agricultura cerca de 70% do território e a àrea florestal cerca de 369 hectares.

Relativamente ao clima, esta apresenta um clima mediterrânico em que no verão as temperaturas máximas atingem os mais de 30º Celcius e no Inverno as temperaturas mínimas atingem em média os 4º Celcius.

A nível cultural este concelho é composto por alguma estruturas e infraestruturas sendo de destacar: a sua igreja matriz de S. Vicente, o Museu de Arte Sacra da Vila de Alva, a Casa Fialho de Almeida, o centro Cristóvão Colón, e os diversos edifícios com pinturas murais espalhados pelo concelho, assim como os Frescos.

Onde Comer Onde Dormir

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>

Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Onde se Divertir O que Visitar
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui?
saiba como >>>
2090 Visualizações 2 Total
2090 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.