Situada no Baixo Alentejo e integrando-se no distrito de Beja, a Vidigueira é um concelho de Portugal com uma área geográfica de cerca de 316 km2, e tendo actualmente uma população residente de cerca de 5900 habitantes.
O concelho da Vidigueira é constituído por 4 freguesias: Vidigueira, Vila de Frades, Selmes e Pedrógão.
A área geográfica da Vidigueira é delimitado a norte pelo concelho de Portel, a sul pelo concelho de Beja, a oeste por Cuba e a este por Moura e Serpa.
Relativamente à sua população, mais uma vez, temos um concelho que viu o seu pico de população no ano de 1960, em que possui quase o dobro do número de habitantes que detém actualmente, devendo-se muito a isto ao processo migratória que seu deu após essa década.
A nível da origem habitacional desta região, a mesma apenas se encontra documentada após o século XIII, devendo-se muito ás personalidades históricas desta localidade como é o caso de Vasco da Gama, Miguel Spinosa e Aquiles Estaço. No entanto existem vários vestígios arqueológicos que vêm provar que a zona foi habitada à muitos séculos atrás como provam as ruínas romanas espalhadas pelo concelho.
No que concerne à caracterização física, o município da Vidigueira encontra-se numa falha natural, a Serra do Mendro, que marca a divisão entre o alto e o Baixo Alentejo e que justifica o seu micro-clima responsável pelo crescimento de várias culturas como é o caso das oliveiras e vinhas. O seu clima apresenta características de um clima temperado (um pouco diferente do restante Alentejo que se apresenta como mediterrânico), sendo as suas temperaturas médias os 15-17º Celsius.
Relativamente às actividades económicas, predomina principalmente o sector primário, especialmente a agricultura, notando ao longo dos últimos anos um crescimento do sector terciário, especialmente devido ao fluxo turístico que se tem verificado nesta região e a que muito de deva o turismo vinícola.
Relativamente à oferta turística, esta região é bastante rica em termos de património natural, destacando-se as várias ribeiras que cruzam o concelho, o grande rio do Sul (Guadiana) e a Albufeira de Pedrógão. No que consiste ao património construído o grande destaque vai para as ruínas romana de São Cucufate (atraí milhares de visitantes todos os anos e é considerado o grande ponto de interesse turístico do concelho), as várias Antas espalhadas pelo concelho (especialmente na freguesia de Pedrógão), as ruínas da sua torre de menagem e a torre do relógio e as várias ermidas e igrejas presentes no município.
O seu feriado municipal ocorre sempre na quinta feira da Ascenção assim como em vários municípios portugueses.
…
Onde Comer | Onde Dormir |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |
Onde se Divertir | O que Visitar |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |
Gostaria de anunciar o seu estabelecimento aqui? saiba como >>> |