Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo

Apresentação da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo: localização, características, atrativos turísticos (paisagem, monumentos, gastronomia, etc.)…

Apresentação da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo

A Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é uma das cinco áreas regionais de turismo de Portugal, em que cada uma das quais inclui toda a área abrangida por cada uma das respetivas cinco unidades que constituem o nível II da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS II). Aquando da revisão administrativa efetuada em 2013, esta passou a ser aAlentejo e Ribatejo maior das regiões turísticas portuguesas em área geográfica, abrangendo os distritos de Beja, Évora Portalegre e parte dos distritos de Setúbal e de Santarém. Está delimitada a norte pela Região de Turismo do Centro, a sul pela Região de Turismo do Algarve, a este por Espanha e a oeste pela Região de Turismo de Lisboa e pelo Oceano Atlântico.

Desde o início do século, a Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo é uma das que mais tem crescido ao nível de entrada de turistas, e são várias as publicações internacionais que colocam esta região no top das regiões a visitar quer pelas suas paisagens de grande diversidade, quer pelas suas cidades e vilas repletas de história, quer pelas suas gentes, quer ainda pela sua gastronomia.

Em termos de paisagens e património natural destaca-se a sua costa com vastíssimos areais e um clima excelente para fazer praia, as planícies alentejanas povoadas de sobreiros, azinheiras, enormes campos agrícolas e os belos ‘montes alentejanos’ localizados no topo das colinas, a gigantesca lezíria ribatejana atravessada pelo Tejo, ou ainda a belíssima serra de São Mamede localizada na nordeste da região.

Relativamente ao património arquitetónico, a região destaca-se pelas numerosas cidades e vilas históricas, excelentemente preservadas e com inúmeros monumentos, como é o caso de Évora, Elvas, Mértola, Marvão, Monsaraz, Arraiolos, Évoramonte, Vila Viçosa ou Estremoz. A não perder também as cidades de Santarém com as suas inúmeras Igrejas góticas e a esplêndida vista sobre a lezíria, Beja e o seu belo castelo, Santiago do Cacém com a Villa Romana de Miróbriga, Portalegre e o seu centro histórico, Moura e toda a zona envolvente ao castelo.

Outro património riquíssimo da região é a sua gastronomia que junta os produtos regionais como o pão, o azeite, a carne de porco ou a carne do borrego, o peixe, os enchidos e as incontornáveis ervas aromáticas. Dos pratos mais icónicos salientam-se no Alentejo a açorda alentejana, o ensopado de borrego, a sopa de cação, a sopa de beldroegas, a sopa de tomate, ou a carne de porco à alentejana, e no Ribatejo a sopa da pedra, a sopa de peixe, a açorda de sável, as migas de pão de milho, o cabrito assado ou a cachola de porto. Destaque ainda para os queijos com vastíssima variedade, os vinhos alentejanos e os vinhos ribatejanos e os enchidos de carne de porco.

1558 Visualizações 1 Total
1558 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática